Número de casos suspeitos de coronavírus explode e pode chegar a 300 no Brasil

casos coronavírus no Brasil explode e chega a 300

Até quarta-feira, eram só 20 casos suspeitos, mas governo federal diz que registros devem chegar a 300

Fonte: JpAgora

O secretário executivo do Ministério da Saúde João Gabbardo disse que o número de casos suspeitos de coronavírus passou de 20 para 132 de ontem para hoje, um aumento de 560%. Ele alerta que os dados ainda estão sendo enviados ao governo federal pelos Estados e que o total real de casos a serem investigados deve se aproximar de 300.

 

Os dados refletem os balanços entregues ao governo federal por 16 Estados. “O número cresceu muito nessas 48h. Evidentemente que isso se deve às mudanças de critérios de casos suspeitos, à inclusão de novos países, ao fluxo migratório significativo desses países da Europa, principalmente Itália, Alemanha e França”, explicou o secretário, em coletiva feita na tarde desta quinta-feira (27).

Dos 132 casos em investigação, 121 são de pessoas que estiveram em algum dos países com casos confirmados da doença. Os demais pacientes tiveram contato com pessoas em investigação para a doença. Três deles estiveram próximos do único brasileiro que teve confirmação para a doença, conforme divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. “Como agora temos um caso confirmado, vamos começar a ter mais casos suspeitos”, explica Gabbardo.

O perfil dos pacientes possivelmente contaminados pelo coronavírus é bastante diversificado. Os brasileiros que estão passando por exames têm de 8 a 82 anos, e pouco mais da metade deles são do sexo feminino.

O ministério manteve apenas um caso como confirmado. Entretanto, dois, dos 132 em investigação, já passaram pelos exames que descartaram contaminação por outros tipos de vírus. As amostras coletadas passarão por exames mais específicos nos próximos dias.

 

BSB Times

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui