Ibaneis e Bolsonaro se reúnem em Brasília para discutir retomada do comércio

Segundo chefe do Executivo local, encontro foi 'excelente'. Secretários do GDF e ministros do governo federal também participaram

Segundo  governador Ibaneis Rocha (MDB) e o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniram na tarde desta terça-feira (05/05) no Palácio do Planalto, em Brasília

Durante o encontro, os dois discutiram estratégias para a retomada das atividades de comércio e serviços em meio à pandemia do novo coronavírus.

Além do governador, participaram da reunião os secretários de Saúde do DF, Francisco Araújo, e de Segurança, Anderson Torres. O encontro também contou com a presença de ministros do governo federal, como o chefe da Casa Civil, general Braga Netto.

Ibaneis não falou com a imprensa nem na entrada nem na saída do palácio. No entanto, disse à TV Globo que considerou a reunião “excelente”. O encontro foi mais um sinal de aproximação entre o Governador e Bolsonaro nas últimas semanas.

Segundo apurado pela reportagem, Ibaneis apresentou sugestões para a retomada da economia no DF e em todo o país, com planejamento para garantir a segurança.

Uma das possibilidades apresentadas seria disponibilizar mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Assim, mesmo com o crescimento do número de contaminados pelo coronavírus, os hospitais estariam preparados para atendê-los.

Retomada do comércio

O GDF prepara um decreto para permitir a retomada do comércio na capital. A previsão é de que as atividades sejam autorizadas a partir da próxima segunda (11/05).

No entanto, o governo aguarda uma decisão da Justiça sobre a medida. Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do DF (MPDFT) e o Ministério Público do Trabalho do DF (MPT-DF) acionaram a Justiça Federal para impedir a reabertura do comércio sem a apresentação de critérios técnicos pelo governo.

O GDF já se manifestou na ação e defendeu a medida. A previsão é de haja uma definição sobre o caso nos próximos dias.

BSBTimes
Rita Yoshimine, TV Globo Foto: NBR/Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui