Ibaneis Rocha: “Não vamos mais receber nenhum doente do Entorno

Ibaneis Rocha

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai publicar decreto, nesta quinta-feira (14/05), proibindo que pacientes de Covid-19 vindos de cidades do Entorno sejam recebidos pelos hospitais do DF e se tratem na capital federal.

Fonte: Metrópoles – Por Lilian Tahan

“Estou absolutamente disposto a ajudar as cidades do Entorno com recursos e estrutura, mas estes pacientes devem ser tratados em suas cidades, ou na capital deles, que é Goiânia, e não Brasília. Temos os nossos doentes para cuidar e, para isso, estamos preparados”, disse Ibaneis Rocha à coluna.

Segundo o governador, o GDF tem procurado, insistentemente, estabelecer um contato com Goiás, no sentido de promover ações que possam ajudar as cidades do Entorno a cuidarem de seus pacientes. Mas esta iniciativa não tem dado certo.

“O secretário de Saúde deles sequer nos respondeu. É uma pena, porque temos os recursos e as condições para poder ajudar de forma rápida, mas desde que se tratem por lá. Não vamos mais receber paciente de Goiás”, afirmou.

O governador cita, por exemplo, que, no caso de Valparaíso (GO), o GDF tem ajudado no combate à dengue, fornecendo fumacê na cidade. “Estou disposto a apoiar por lá, para cuidar lá. Mas não posso colocar em risco toda a estrutura que montamos aqui para atender nossa população, que já é numerosa. Nós temos os nossos doentes, eles têm os deles. Cada um cuida dos seus”.

Diante da dificuldade em acertar uma política conjunta com o governo de Goiás, Ibaneis disse que sua equipe foi orientada a procurar os prefeitos das cidades vizinhas e oferecer apoio diretamente aos municípios.

BSB TIMES

Antropólogo, sociólogo, estudou ainda economia e Direito, especialista em antropologia econômica. Com mais de 16 anos de experiência na Admisnitração pública, já atuou em diversos porgãos do Governo do Distrito Federal. Gaúcho de Passo Fundo, radicado no DF a 27 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui