Mercado Livre, Nubank e outras: veja empresas que estão contratando na crise

Entre os efeitos colaterais da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a situação do desemprego tem se agravado nos últimos meses. Nos primeiros quatro meses deste ano, o saldo líquido de empregos formais ficou negativo em 763.232 — pior desempenho para o período em, pelo menos, 11 anos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Fonte: CNN – por Manuela Tecchio

O resultado do quadrimestre foi influenciado, principalmente, pelo resultado de abril, quando o número de empregados formais dispensados alcançou um total de 860.503. É o pior resultado para meses de abril desde o início da série histórica do Caged, iniciada em 1992.

Já os dados sobre a desocupação publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que a taxa de desemprego no país subiu para 12,2% no primeiro trimestre. Com isso, o número de trabalhadores brasileiros desempregados chega a 12,9 milhões — 1,2 milhão de pessoas a mais que no ano anterior.

Ainda assim, empresas dos setores de logística, alimentação, consultoria e saúde, que sofreram menos com as medidas de isolamento social, têm apostado em novas contratações para manter ou expandir a operação. Para o gerente sênior de recrutamento da Robert Half, Leonardo Berto, mesmo as companhias que tiveram perdas expressivas na crise estão readequando o quadro de funcionários e recontratando serviços em preparação para a retomada.

“O mercado tem acompanhado as movimentações com bastante velocidade. Se a atividade volta a acontecer, com a reabertura do comércio e da indústria, a demanda reprimida é um incentivo para as empresas investirem”, explica o especialista.

Segundo ele, as contratações devem acontecer em duas levas. Numa primeira onda, devem abrir as vagas de logística, vendas e outras que envolvem a operação em si. Em um segundo momento, as posições executivas e cargos de recursos humanos, suporte e finanças serão favorecidas.

“Há também um aquecimento no ramo de serviços de consultoria, o que mostra que as empresas estão preocupadas com o planejamento das próximas fases e a reestruturação. As consultorias aparecem com bastante força, já que são elas que vão ajudar outras companhias a entenderem o que vai ser esse ‘novo normal’ no mundo dos negócios, após a pandemia”, explica Berto.

Nesta semana, o Mercado Livre, uma das líderes do comércio online, anunciou a abertura de 5 mil novos postos de trabalho na América Latina ainda neste ano — 45% delas no Brasil. Outra gigante do varejo, a Pernambucanas divulgou a afirmou que planeja abrir de 20 a 30 novas unidades em 2020 — mas não deu mais informações sobre novas contratações para compor a equipe dessas lojas.

Abaixo, também listamos outras grandes empresas que estão contratando.

QuintoAndar

Setor: Imobiliário

Vagas abertas: analista de inteligência em vendas, gerente de vendas, gerente de operações de crédito, gerente de produtos financeiros, analista de dados, engenheiro de banco de dados (DBA), engenheiro chefe de confiabilidade do site (lead SRE), engenheiro chefe de software, gerente de produto, gerente sênior de engenharia de software, especialista em orçamento de operações

Com operação baseada no aplicativo e em suas plataformas digitais, a startup busca eliminar a burocracia dos processos de aluguel compra e venda de imóveis. Interessados podem participar dos processos seletivos através do site da empresa.

Amazon

Setor: Comércio eletrônico e distribuição

Vagas: Editor de conteúdo, produtor de idiomas, gerente de programação de conteúdo, assistente de desenvolvimento de novas contas, gerente de contas, gerente de relações públicas

Uma das poucas a crescer durante a crise induzida pela pandemia de coronavírus no mundo, a empresa anunciou, em abril, a contratação de 75 mil funcionários para atender ao aumento da demanda durante a quarentena. Desde sua fundação, em 1994, a companhia é uma das maiores do mundo no ramo de comércio digital e logística. Atualmente também atua no setor de entretenimento. Novas vagas em aberto são divulgadas pelo LinkedIn.

iFood

Setor: Alimentação e delivery

Vagas: Gerente de integração, gerente de investigação, coordenador contábil, especialista contábil, analista de dados, engenheiro de dados, analista de negócios, analista sênior de fraudes e logística, executivo de vendas, executivo comercial, coordenador de melhoria contínua, analista de integrações júnior, analista de business inteligence (BI), analista de inteligência de mercado, programador(a) de software, designer de produto

O aplicativo de entregas de comida, que tem mais de 130 mil restaurantes cadastrados em sua plataforma, viu sua demanda aumentar exponencialmente durante a quarentena. Entre as medidas tomadas pela empresa durante o período, estão fundos multimilionários de apoio a restaurantes e entregadores parceiros.

Mercado Livre

Setor: Comércio online, logística

Vagas: Entre os perfis mais buscados no plano de contratação estão especialistas em TI. A expectativa é recrutar mais de 400 profissionais com esta qualificação. As áreas de atendimento ao cliente e outras unidades de negócios e administração também pretendem expandir os seus quadros, em menor proporção.

Há poucos dias, a empresa foi novamente reconhecida pelo Great Place to Work como a 4º melhor multinacional para se trabalhar na América Latina, entre mais de 1.342 organizações participantes. Fundado em 1999, o Mercado Livre é um dos líderes no ramo de tecnologia para e-commerce. As novas vagas anunciadas pela companhia já podem ser acessadas pelo site oficial.

Nubank

Setor: Financeiro

Vagas: analista de excelência para clientes, engenheiro de software, designer de produto, chefe de pesquisa de experiência do cliente, chefe do escritório de projetos, chefe de mobilidade global.

Só na última semana, a fintech anunciou 11 novas vagas na capital paulista. Fundada em 2013 com foco no público jovem, a companhia se popularizou por conta de seu cartão de crédito, sem tarifas ou anuidade. Atualmente, a empresa conta com mais de 2.400 funcionários em todo o Brasil, na Alemanha, no México e na Argentina.

Rappi

Setor: Alimentação e logística

Vagas: Cerca de 150 posições em aberto nas áreas comercial, de recursos humanos, executiva e outras.

Para atender ao aumento da demanda durante a pandemia, a startup de entregas aumentou em mais de 202 o número de profissionais responsáveis por fazer a compra no supermercado para o cliente, entre março e maio. Também houve um crescimento de 30% na equipe de atendimento ao cliente.Santander

Santander

Setor: Financeiro

Vagas: A maior parte das contratações em aberto são na área de tecnologia. Outros profissionais são demandados para posições de riscos, dados, financeiras e jurídicas, incluindo postos de liderança.

Em atividade no Brasil desde 1982, o espanhol Santander é considerado atualmente o terceiro maior banco privado do país. Durante a pandemia, a empresa anunciou a contratação de 1.500 pessoas no Brasil. Interessados podem se candidatar pelo site oficial do banco.

 

Reprodução: BSB TIMES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui