GDF registra, em 18 horas, um novo caso de coronavírus apenas e 4 mortes

Gráfico de infectados do Painel Covid-19 aponta redução drástica de diagnósticos positivos, o que pode significar subnotificação

Por Isadora Teixeira e Rafaela Lima

O Governo do Distrito Federal (GDF) registrou apenas um novo caso de coronavírus em 18 horas. Por outro lado, foram contabilizadas mais quatro mortes provocadas pela Covid-19, elevando a 209 o número de vítimas.

Painel Covid-19, do Executivo local, apontou 16.949 infectados às 12h desta terça-feira (09/06). Houve somente um registro a mais em relação ao balanço anterior, divulgado às 18h dessa segunda-feira (08/06), que sinalizava 16.948 contaminados.

Pelo segundo dia consecutivo, o gráfico de novos casos da doença mostra redução abrupta de diagnósticos positivos. Mudanças repentinas como essa só são explicadas por subnotificação ou alteração de metodologia, o que não foi indicado pelo governo local.

Na segunda-feira (08/06), foram confirmados 325 infectados em 24 horas, o que representa crescimento de 2,04% de casos acumulados. A taxa está bem abaixo da média diária do último mês, de 6,65%.

Alguns pontos podem impactar o atraso da atualização dos dados. Na semana passada, por exemplo, faltaram testes rápidos por cinco dias no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Unidade de referência no tratamento da Covid-19, o Hran voltou a realizar os exames no fim de semana. Assim, os números poderão voltar a subir nos próximos dias. Uma remessa com 2 mil testes foi entregue ao Hran na sexta-feira (05/06), segundo a Secretaria de Saúde do DF.

BSB TIMES com informações do Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui