Empresas juniores da UnB criam equipamento que desinfecta ar do coronavírus

uv-tech-1 - equipamento desenvolvido pela UnB elimina COVID-19 do ar

Utilizando raios UV-C, alunos de engenharia elétrica e mecânica desenvolveram o produto que é mais uma arma no combate à Covid-19

pesar de as aulas na Universidade de Brasília (UnB) estarem suspensas, as pesquisas continuam a ser feitas. E muitos dos trabalhos são realizados com o objetivo de combater e estudar a pandemia do novo coronavírus. Assim, duas empresas juniores da instituiççao desenvolveram um equipamento capaz de desinfectar ambientes.

Usando estudos sobre raios ultravioleta C (UV-C), estudantes da Enetec, de engenharia elétrica; e Tecmec, de engenharia mecânica, construíram um aparelho capaz de desativar o material genético de microrganismos, inclusive a Covid-19.

O funcionamento é simples. Basta posicionar o produto batizado de UV-Tech dentro do local a ser descontaminado e deixar por um tempo determinado. No caso do equipamento desenvolvido pelos alunos, tudo está sob medida para o consultório de um dentista.

“De acordo com o tamanho da sala, as luzes que usamos e a dosagem necessária para ser eficaz, os cálculos indicaram que são necessários 14 minutos para promover a desinfecção de pelo menos 90% do local”, explica Helena Coutinho, diretora de projetos da Enetec.
Como funciona?

Tudo foi feito em cerca de um mês. Enquanto a empresa de mecânica planejou a estrutura e materiais de fabricação do produto, a de elétrica ficou responsável pela solução de automação, cálculos e simulações necessários a fim de determinar o tempo de ação das lâmpadas.

Os equipamentos funcionam acoplados a uma estrutura de metal que contém rodinhas. Helena lembra, no entanto, que os raios UV-C não fazem bem para a pele, podendo provocar queimaduras e irritação nos olhos.

Por esse motivo, a sala deve estar totalmente desocupada na hora do uso. “A gente criou um aplicativo em que é possível ligar e desligar pelo próprio celular e até determinar por quanto tempo funcionará”, diz.

Fonte: Metrópoles – Matheus Garzón – original aqui!

Reprodução: BSB TIMES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui