Suas personalidades destaques na tradição, fé, cultura e agropecuária, além de seus principais seguimentos da educação, esporte, segurança, meio ambiente, política, empreendedorismo, liderança comunitária, irreverência e jornalismo
Quando se fala em tradição, os historiadores Mário de Castro e Robson Eleutério são a memória viva da cidade. Na fé, através da folia do Divino, há o festeiro Wilder Santos; Lembrar de cultura, tem que ter o Preto Rezende, produções artísticas, o Pepa… Na agropecuária: Aguinaldo Lélis, ex-Secretário de Agricultura do DF e pecuarista.
Educação, a figura é o professor Jordenes; Esporte: o Técnico Bira Oliveira que já conquistou vários títulos para a cidade, desde o tempo do Planaltina Esporte Clube, como também lançou jogadores no cenário internacional.
Um destaque recente na segurança foi o ex-comandante do 14º Batalhão da PM, o tenente coronel Genilson. Meio Ambiente quem não se lembra das professoras Muna e Isabel, que trabalharam anos na Estação Ecológica de Águas Emendadas, fazendo formação na educação ambiental.
Política? O mais lembrado, depois de Daniel Marques, é o deputado Cláudio Abrantes, com seu jeito tímido e amigo, está em seu quarto mandato de deputado distrital. Atualmente é o líder do Governo na CLDF.
No empreendedorismo voltado ao ecoturismo, Raimundo do Aquae Cerrado. E voltado ao ramo imobiliário, Salviano Guimarães; no ramo empresarial: Cláudio Júnior da JR Grupo Serviços Empresariais.
As lideranças comunitárias têm buscado fazer suas reinvindicações locais aos órgãos competentes, as que mais se destacam mesmo é o prefeito das Estâncias Mestre D’Armas, Tales Alves, e o líder comunitário Rogério dos Buritis. E para reivindicar políticas públicas, temos o líder social Sanderson Brito.
Na irreverência tem o exterminador de insetos, Magal. No jornalismo, que cobre a administração pública de forma imparcial, o jornalista Helio Rosa, especialista em administração pública e gerência de cidades, atualmente editor-chefe do Portal BSB TIMES e vice-Presidente do Conselho de Desenvolvimento do DF (CDDF).
Parabéns, Planaltina, pelos seus 161 anos. Os votos são extendidos a todas as figuras públicas que, apesar de não terem sido citadas na matéria, também ajudam a fazer a história planaltinense!
Galeria de Fotos





















Fotos: Reprodução [Internet].
Equipe do BSB TIMES.