Veja agora o que funcionará no feriado de 7 de setembro

Foto: Divulgação

Por causa da pandemia, não há desfile na Esplanada. Transporte público funciona com horários de domingo; bancos ficam fechados

Brasília comemora o 7 de Setembro, este ano, sem o tradicional desfile na Esplanada, por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas, durante o feriado da próxima segunda-feira, alguns serviços não irão funcionar ou abrem em horário especial no DF (veja abaixo).

Transporte público

Na segunda, o transporte público do DF funciona em esquema similar ao adotado nos domingos, com 40% da frota. O Metrô funciona no sábado das 5h30 às 23h30, no domingo e na segunda das 7h às 19h.

Shoppings e comércio

O comércio varejista do Distrito Federal, composto por lojas de rua e shoppings, abre as portas com restrições impostas pelo GDF para evitar o contágio do coronavírus na capital. Os shoppings funcionam das 11h às 21h.

O comércio de rua pode funcionar normalmente, assim como os mercados. As farmácias terão expediente facultativo, exceto as que estão na escala de plantão, que são obrigadas a abrir.

Os restaurantes e bares estarão de portas abertas para receber a clientela.

Bancos

As agências bancárias não funcionam no feriado e só abrem na terça-feira (8). Os terminais de autoatendimento ficam disponíveis das 6h às 22h.

Saúde

Emergências e unidades de pronto-atendimento (UPAs) funcionam normalmente. Já ambulatórios e unidades básicas de saúde ficarão fechados no dia 7 de setembro e reabrem na terça.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funciona de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, permanecerão abertos durante o feriado, pois funcionam 24 horas. Os demais Centros de Atenção Psicossocial retomam as atividades na terça-feira.

Segurança pública

A Secretaria de Segurança Pública do DF informou que o Centro Integrado de Operação de Brasília (CIOB) funciona 24 horas, de forma ininterrupta. O espaço é composto por 29 órgãos, instituições e agências do DF voltados para segurança pública, mobilidade, fiscalização, serviço e saúde, além das centrais de emergência da Polícia Militar do DF (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

A Subsecretaria do Sistema da Defesa Civil, vinculada à SSP, também funciona em regime de plantão, ou seja, 24h. A Defesa Civil pode ser acionada por meio do telefone 199.

Polícia Civil

De acordo com a Polícia Civil, 30 delegacias funcionarão 24 horas durante o feriado. São elas: 1ª DP, 2ª DP, 3ª DP, 4ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 8ª DP, 9ª DP, 10ª DP, 11ªDP, 12ª DP, 13ª DP, 14ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 19ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 23ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 29ª DP, 30ª DP, 31ª DP, 32ª DP, 33ª DP, 35ª DP e 38ª DP.

A Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA 1 e 2) também funcionam em plantão ininterrupto.

A 17ª DP não está funcionando em regime de plantão por conta de uma reforma no prédio. A unidade abre das 9h às 19h, em dias úteis.

Detran-DF

Os postos de atendimento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não vão abrir na segunda-feira (7). Haverá plantões apenas para fiscalização.

Espaços culturais e turísticos

Parques

  • Unidades do Ibram: funcionam normalmente, das 6h às 21h
  • Parque da Cidade: funciona normalmente, das 5h às 21h

Ceasa

  • Sábado: das 4h30 às 16h
  • Segunda: das 4h30 às 17h

Na Hora

  • Agências fechadas

Restaurantes comunitários

  • Fechados

Agências do Trabalhador

  • Fechadas

Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

  • Funcionamento normal

Hemocentro

A Fundação Hemocentro de Brasília não abrirá na segunda (7). Neste sábado (5), o atendimento será normal, das 7h às 18h.

Aos domingos, o Hemocentro fecha. A instituição fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3 (Asa Norte). Mais informações pelo telefone 160, opção 2.

Reprodução | BSB TIMES [G1]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui