Espresso com “s” ou Expresso com “x”?

Café Espresso ou Café Expresso?

Ao ser inventado na Itália por Luigi Bezzera, o café espresso ganhou esse nome por ser um café “esprimido”, uma vez que seu método de preparo se baseia em café moído e compactado, sob forte pressão da água. Isso lhe confere um sabor mais nítido, encorpado e com uma crema consistente, de coloração caramelo.

Para respeitar a origem da bebida e seu criador, em todo o mundo, desde os Estados Unidos, Europa, países hispânicos até os asiáticos, utiliza-se o termo “Espresso Coffee” para referenciar a bebida. Daí o motivo da tradução ao português para Café Espresso, com “s”.

Café Expresso, com “x”, significaria preparo rápido. Porém, a origem desse nome não tem nada a ver com a velocidade da extração, mas sim à compactação do pó de café que fica “espremido”. Por isso, na língua inglesa, não se utiliza “Express Coffee”, mantendo a forma original “Espresso Coffee”.

Apesar de muitas pessoas defenderem uma ou outra forma, podemos concluir que ambas são corretas. Utiliza-se o termo “Café Espresso”, com “s”, para designar a extração do café mediante pressão, como concebido na Itália. Já “Café Expresso”, com “x”, significa preparo rápido, que também é uma característica da bebida.

Como Preparar um Café Espresso

  • 50 ml de água (espresso normal)
  • 30 ml de água (curto)
  • 7,5 gramas de café
  • 90ºC de temperatura para a água
  • 9 bar de pressão para a máquina do café espresso profissional ou semi profissional
  • 25 segundos de tempo para de infusão da bebida

O creme deve ser consistente e de cor caramelo. Ele serve para manter a temperatura da bebida e preservar seu aroma.

FONTE: BLOG VILLA CAFE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui