Patrimônio histórico em Planaltina foi desrespeitado e causa indignação

'Casa da Dona Negrinha', imóvel histórico no DF e localizado no Centro Histórico de Planaltina é demolido — Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A derrubada do casarão histórico, casa da dona Negrinha, causou indignação e um alerta para a defesa do patrimômio cultural

A Secretaria de Cultura classificou a derrubada como “crime contra o patrimônio cultural, pois a construção histórica faz parte da área de tutela do tombamento do Museu Histórico e Artístico de Planaltina (Decreto nº 6.939/1982).

A Administração Regional de Planaltina lamentou a derrubada do imóvel e a Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina-DF (AACHP) disse que a construção tinha entre 120 a 140 anos de idade e foi batizada como Casa da Dona Negrinha por um costume da região.

Na história oral, todos os casarões da cidade possuem nome de mulheres. conta-se que pelo fato de os homens saírem com frequência e ficarem muito tempo fora, as casas eram conhecidas pelo nome da matriarca da família.

O setor cultural cobra do governo a indicação dos seus representantes no Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural, instituído pela Lei Orgânica da Cultura do DF. A falta dos integrantes indicados pelo GDF está inviabilizando o funcionamento.

Helio Rosa para o BSB TIMES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui