24 C
Brasília
segunda-feira, janeiro 25, 2021
Início CURIOSIDADES O que é um vegano?

O que é um vegano?

O vegano  é vegetariano estrito em sua dieta e também não utiliza produtos de origem animal e busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais”.

Quem é defendido pelos veganos?

Veganistas: O que são? Como vivem? E o que comem? | Agência UVA

O veganismo é, em suma, um movimento que busca a libertação animal em todas as frentes possíveis, incluindo mercado, alimentação, trabalho forçado e entretenimento. Vale dizer que isso não envolve apenas os animais não humanos ou irracionais.

Ou seja, a libertação dos seres humanos também é defendida. Isso significa que veganos buscam eliminar o consumo de produtos oriundos de empresas que exploram a mão de obra análoga à escravidão. Além disso, ainda há movimentos (como o Food for Life) que apoiam a adoção universal do veganismo como forma de democratizar o acesso à alimentação — pois cerca da metade dos grãos produzidos no mundo são usados para a engorda de “animais de corte”.

Qual é a diferença entre veganismo e vegetarianismo?

Há muitas pessoas que confundem os termos e acreditam que o “veganismo” é apenas uma dieta. Como já dissemos anteriormente, ele é um movimento de libertação animal. A dieta seguida pelos veganos é o “vegetarianismo estrito” — que também é seguida por outras pessoas que não são veganas. Pode parecer confuso no começo, mas na verdade é bem fácil entender. Confira a tabela abaixo:

Os veganos — movimento vegano e dieta vegetariana — são aqueles que não consomem carnes, leite e derivados do leite, ovos e derivados do ovo, mel ou qualquer outro produto oriundo da exploração animal.

Por mais que a palavra “estrito” seja deixada de lado em muitos casos, ela é necessária para diferenciar os vegetarianos dos “ovolactovegetarianos”, “lactovegetarianos” ou “ovovegetarianos”. Esses três grupos não consomem carne, mas ainda assim consomem produtos que contribuem para a exploração dos animais — falaremos mais sobre isso em seguida.

Lembre-se todo vegano é vegetariano estrito. Porém, nem todo vegetariano estrito é vegano, pois há pessoas que não consomem nada de origem animal na alimentação, mas acabam consumindo couro, lã, seda ou vão a circo com animais e outros eventos com exploração, como por exemplo: incluindo rodeios, zoológicos e parques.

E os frutos do mar?

Porque todos os animais possuem sistema nervoso central e senciência — a capacidade de sofrer, sentir dor ou felicidade que somente os animais têm. Por mais que eles não emitam sons fora da água, eles sentem dor ao serem pescados ou cortados ainda vivos. Ao serem retirados da água, morrem em um doloroso processo de asfixia.

Pode ovos e leite?

Existe uma série de considerações a serem observados com relação aos ovos e leite.

Reprodução/Vista-se

Leite

A vaca pra ter leite precisa estar com um bezerro em seu útero, ou seja, ele tem que estar prenha. Na indústria, as vacas são submetidas a inseminação artificial e depois do parto têm seus filhotes levados embora. As fêmeas são encaminhadas para serem emprenhadas, quando atingirem a idade e os machos enviados para serem abatidos para abastecer o mercado de vitelos.

Ovos

Galinhas botam seus ovos em um processo natural? Sim, mas isso não significa que elas não sejam exploradas. Assim que nascem, as galinhas são debicadas (têm os bicos arrancados) sem anestesia. Isso é feito para que elas não firam umas às outras ao serem submetidas a situações de muito stress — o que acontece bastante, visto que até oito animais dividem gaiolas com pouco mais de 0,2 m².

O que mais é deixado de lado?

Além de vestuário, e alimentação outras coisas coisas são evitados pelos veganos: Circos (com animais),Zoológicos e parques com animais, Caça, Consumo de produtos testados em animais,Touradas, rodeios, vaquejadas e afins, Exploração ou abandono de animais domésticos

E as proteínas?

As carnes não são as únicas fontes de proteínas , vários vegetais também a fornecem, além de que  todos os aminoácidos essenciais para a produção de proteínas dentro do seu corpo podem ser obtidos por meio dos vegetais.

Reprodução/Facebook

Sem carne, com lucro: a revolução vegana já começa a atrair empresas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui