Plot E: o cemitério dos infames e da vergonha.

O Memorial e Cemitério Oise-Aisne,  situado na cidade francesa de Fère-en-Tardenois, distante há aproximadamente 120 km, a nordeste  de Paris, guarda 6.012  covas de Fuzileiros Navais Americanos (Marines), mortos em combate na Segunda Guerra Mundial.

Porém, em frente ao Memorial existe um local, chamado de Oise-Aisne American Cemetery Plot E, ou apensa Plot E, separado fisicamente do cemitério principal, em uma área isolada por um muro de árvores,  acessível apenas por uma porta na sala da superintendência.

Em Plot E estão  94  covas de “mortos desonrados”, destinado àqueles que receberam a pena capital durante àquele conflito mundial. Lá estão: estupradores, assassinos e muitos desertores e as execuções foram por enforcamento e fuzilamento.

Suas vítimas foram 26 soldados americanos (todos assassinados) e 71 civis britânicos, franceses, alemães, italianos,  poloneses e argelinos (homens e mulheres) que foram estuprados ou assassinados.

A  Ideia do Plot e, de um anti-memorial, um local para ser lembrado sobre o uqe acontece para quem cometeu crimes de guerra. Crimes que não serão tolerados, não serão permitidos e poderão levar a more.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui