Como fazer o café espresso perfeito. SIm, espresso !

Para muitos, o hábito de beber café é a principal motivação de uma séria e divertida liturgia: o consumo do espresso.

Café Espresso ou Café Expresso?

Na verdade, ambas as versões estão corretas. Explicamos o porquê:

Ao ser inventado na Itália por Luigi Bezzera, o café espresso ganhou esse nome por ser um café “esprimido”, que quer dizer “extraído sob pressão”. Uma vez que seu método de preparo se baseia em café moído e compactado, sob forte pressão da água, o café apresentará um sabor mais nítido, encorpado e com uma crema consistente, de coloração caramelo.

Para respeitar a origem da bebida e seu criador, em todo o mundo, desde os Estados Unidos, Europa, países hispânicos até os asiáticos, utiliza-se o termo “Espresso Coffee” para referenciar a bebida. Daí o motivo da tradução ao português para Café Espresso, com “s”.

“O café espresso não é o café comum do dia-a-dia, feito de qualquer jeito. Ele se difere em suas propriedades e no ritual”, explica Rúbia de Oliveira, barista e diretora do Villa Café – marca mineira de café gourmet (moído, em grãos, sachês e cápsulas) – que se prepara para iniciar um arrojado plano de investimentos no Brasil.

O que significa café espresso? E por que não café expresso?

O termo “espresso” significa “extraído sob pressão”. Fruto justamente do procedimento de extração. É nessa pressão que se extrai o melhor do café, suas substâncias e aromas. “O espresso é o tipo da bebida que conseguimos extrair ao máximo as propriedades”, esclarece Rúbia.

O café espresso sugere uma gama de procedimentos que o torna superior. A moagem dos grãos na hora intensifica ainda mais os aromas do café e, o ponto certo do processo, é um dos grandes segredos. Os grãos devem estar na moagem média para fina. Se forem grossos a água passa rápido demais e o café fica fraco, pouco encorpado. Quando finos, a água demora a sair, o que lhe confere um gosto amargo. Grãos mais finos são recomendados para cafés coados em filtro de papel.

O creme: A crema do café espresso

A preocupação com o creme (“espuma”) do café espresso também deve ser especial, uma vez que mantém a temperatura e preserva o aroma. Ele deve ter a cor homogênea e, se retiver o açúcar durante alguns segundos, é prova da qualidade do espresso. A origem dos grãos é outro fator primordial: o melhor espresso provém de grãos 100% arábica.

A água com gás e o café: bebo antes ou depois?

O hábito de tomar um gole de água com gás antes do espresso tem uma boa razão. A água deixa as papilas gustativas mais sensíveis, acentuando o sabor do café. As xícaras devem ter paredes grossas, fundo abaulado e, antes de serem servidas, devem estar aquecidas. A barista do Villa Café revela, ainda, que existem os que adoçam o café com cookies e chocolates. “Todo esse ritual só tem prazer garantido se o café tiver procedência e qualidade”, ressalta Rúbia.

Como fazer o café espresso perfeito:

  1. Armazene os cafés em lugar fresco e utilize os pacotes mais antigos primeiro. Em casa, guarde o café na geladeira. Cafés comprados em grãos têm maior durabilidade, cerca de três meses, desde que armazenados em embalagens adequadas. Já os cafés moídos duram aproximadamente 1 mês;
  2. O ajuste do moinho para a moagem dos grãos (granulometria) nas máquinas profissionais e domésticas é fundamental para obter o máximo de sabor, aroma e creme do café. Também o café deve ser recém-moído. Após a moagem, a vida do café é reduzida para 1 ou 2 dias. As boas cafeterias moem o café na hora de prepará-lo.
  3. Para saber se um espresso está bem tirado, vale uma dica: o creme produzido na xícara deve ser espesso e consistente, ter uma coloração avelã, caramelo, ser levemente rajado, além de perdurar por 30 segundos.
  4. Tirando um bom espresso:
    • 7g (podendo exceder em + ou – 0,5g) de café por xícara.
    • A pressão da bomba deve estar em 9 bar.
    • 90ºC de temperatura de saída da água
    • 45 ml ou 50 ml de água mineral ou filtrada
    • 22 a 28 segundos de extração (desde o acionamento da água) para 45 ml. Para 50 ml, de 25 a 28 segundos.

FONTE: SITE VILLA CAFE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui