Novo modelo de vida: Japão decide conviver com o coronavírus

O país anunciou o “novo modelo de vida” convocando as pessoas a se prepararem para seguir esse modelo por um longo período de tempo e aprender a conviver e a trabalhar com o vírus que está à espreita.

 Olhando de perto para esses novos modelos de vida, pode-se ver que o governo japonês estabeleceu este conjunto muito prático de procedimentos operacionais padrão usando princípios de racionalidade, ciência e avaliação de risco.

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Talvez esteja relacionado ao entendimento japonês de que coisas “ruins” não podem ser abandonadas para sempre.  Usando modelos de avaliação de risco, em princípio, os seres humanos podem continuar a viver bem.

Existem quatro  pontos básicos

  1. Mantenha distância entre as pessoas.
  2. Use uma máscara.
  3. Lave as mãos com frequência.
  4. Gargareje com enxaguatório bucal com álcool todas as noites. (listerine)

Requisitos específicos

  1. As pessoas devem mantêm uma distância de 2 metros.
  2. Jogue o máximo de lixo que puder fora
  3. Tente evitar ficar cara a cara ao falar com outras pessoas.
  4. Vá para casa e lave o rosto e as roupas imediatamente.
  5. Lave assim que tocar na mão de alguém
  6. Experimente compras online e liquidação eletrônica
  7. Fazer compras no supermercado é melhor para 1 pessoa, para escolher o horário em que há menos pessoas
  8. Tente não tocar nas amostras de commodities.
  9. Não fale no transporte público
  10. Vá para o trabalho de bicicleta ou a pé
  11. É melhor usar cartões de visita eletrônicos.
  12. Tente usar videoconferência quando você se encontrar
  13. Para controlar o número de pessoas nas reuniões, use máscaras e abra as janelas para ventilar.
  14. Trabalhe em casa ou viaje fora do horário de pico
  15. Não vá para países ou lugares onde o vírus é endêmico
  16. Tente não voltar para casa para visitar a família e viajar, e controlar as viagens de negócios.
  17. Quando você tiver sintomas, lembre-se de onde você foi e com quem conheceu.
  18. Coma com outras pessoas, não cara a cara, de preferência um ao lado do outro.
  19. Não use tigelas e potes grandes para compartilhar alimentos, implemente um sistema de porções individuais divididas
  20. Tente não reunir muitas pessoas para comerem juntas.
  21. Evite “espaços fechados, multidão densa, contato íntimo”
  22. Verifique a temperatura corporal todas as manhãs para fortalecer o controle da saúde.
  23. Cubra a tampa ao dar descarga.
  24. Não fique muito tempo em um espaço estreito
  25. Ao caminhar e correr, o número de pessoas deve ser pequeno, ao se encontrarem escalonam a distância.

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Com informações da Folha de São Paulo e do site Poconé Online

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