Micro, pequenas empresas e microempreendedores individuais que ainda quiserem aderir às linhas de crédito emergenciais precisam correr, com o fim do estado de emergência, em 31 de dezembro, estas linhas de crédito a juros baixíssimos devem acabar.
Foram desenvolvidos pelo Ministério da Economia em conjunto com bancos oficiais e o BNDES várias linhas de crédito especiais para o enfrentamento das adversidades pelas quais empreendedores passam por conta da pandemia. Existem operações para suspensão de pagamentos, compra de insumos, manutenção de salários etc.
O mais simples porém foi aquele disponibilizado pelo BNDES via bancos, meios de pagamento (maquininhas) e fintechs, pelo qual MEI, MICRO E PEQUENAS EMPRESAS que estavam operando até um ano antes da pandemia, entre 01/03/2019 e 29/02/2020, podem aprovar crédito com base para suas vendas na máquina de cartão.
As condições são mais que excelentes:
- Crédito: de R$ 5mil até R$ 50mil
- Juros: de 0,48% mês
- Prazo: até 36 meses
- Carência: 6 meses
A solicitação do crédito é simples e feita em geral online, como no caso da fintech de Brasília Bbank. Em questão de minutos é possível simular contratar o crédito, só entrar no site: https://credcash.com.br/?id=7.
Também existem linhas de crédito mais “robustas”, com valores que ultrapassam os milhões de Reais, porém o processo é mais complexo e não é para qualquer empresa. No portal do empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/credito/saiba-mais/saiba-mais-sobre-linhas-de-credito-emergenciais) você pode ver estas linhas de crédito.