Conheça 4 maneiras de reutilizar a borra do café em casa

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo e deve assumir a liderança em 2021. O crescimento demonstra que os apreciadores da bebida estão consumindo ainda mais o produto em função da melhoria na qualidade verificada nos últimos 20 anos. Por isso, é importante saber como reutilizar a borra de café e evitar o desperdício.

Apesar de não parecer muito útil, o resíduo é rico em nutrientes e pode ser ótimo para uma série de utilidades domésticas que facilitam o dia a dia. Por isso, não jogue fora o resto de café sem conhecer algumas maneiras de reutilizá-lo. Confira!

1. Repelir insetos

Borra de café afasta mosquitos, formigas, lesmas e caracóis - Tradicional Café Mineiro

A cafeína é tóxica para alguns insetos, como os carunchos — muito encontrados dentro dos armários e das despensas. Algumas pragas de quintal e jardim, como lesmas, caracóis e pulgas, também podem ser evitadas com o uso da substância.

Para repelir esses animais, basta colocar uma pequena quantidade de borra nos armários ou espalhar o pó pelo quintal. Outra possibilidade é misturar com água quente e aplicar sobre as áreas afetadas.

2. Fertilizar plantas

Aprenda como usar a borra de café para adubar as plantas | Flores - Cultura Mix

Depois de preparar um delicioso café, o resíduo pode ser usado para adubar e fertilizar as plantas de forma suave e poderosa. Para isso, misture 100 gramas de borra de café com um litro de água e espalhe pela terra. O ideal é que seja usada uma borra sem açúcar.

É importante ter atenção e não aplicar uma grande quantidade de restos de café diretamente no solo, sem estar diluído. Em excesso, a borra pode sugar todo o nitrogênio da planta, e o efeito será reverso.

3. Remover odores

3 formas de tirar o mau cheiro das coisas - Blog Mara

Sua geladeira está com mau odor? Então, encha um copo com a borra de café seca e deixe-o na geladeira por três dias. O ideal é que o recipiente fique na porta, pois o ar circula melhor nesse local.

O resíduo também elimina o cheiro desagradável do ralo da pia. Para isso, basta misturar uma pequena quantidade de borra com água quente e despejar, ao menos uma vez por semana, o conteúdo nesse local. Não use muita borra para não entupir os canos.

No caso do mau cheiro na pele, causado por cebola, alho, coentro, carne ou peixe, basta esfregar as mãos em uma boa quantidade de borra de café diluída em água morna. Em seguida, lave normalmente com sabonete neutro.

4. Esfoliar a pele

Café no Rosto - Conheça os Benefícios da Borra de Café para sua Pele | Grão Gourmet

O resíduo do café também pode ajudar a melhorar o aspecto da pele. A cafeína atua na regeneração celular e combate a oleosidade natural, os cravos, as espinhas e ainda ajuda a clarear as manchas.

Para uma boa esfoliação, basta usar uma mistura de borra de café, açúcar e algumas gotas de óleo vegetal, como óleo de coco. Aplique no rosto com movimentos circulares e deixe agir por 5 minutos. Em seguida, enxágue com água fria. Esse processo pode ser feito uma vez a cada 15 dias, dependendo da necessidade.

A reutilização da borra de café vai muito além da sabedoria popular. O resíduo contém algumas substâncias, como o nitrogênio na cafeína, que age como removedor de odores e como repelente natural. Além disso, essa sobra é rica em nutrientes úteis para as plantas e em antioxidantes importantes para a pele.

FONTE: VILLA CAFE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui