Rafael Prudente é reeleito presidente da CLDF quase por unanimidade

Com 21 votos a favor, 2 contra e uma abstenção, o atual presidente do legislativo local é reconduzido para os próximos 2 anos

Por Hélio Rosa

A votação foi  tranquila na manhã desta terça-feira (15), refletindo diretamente a votação realizada no último dia 26 que aprovou a emenda que permitiu a reeleição para a presidência da CLDF.

Algumas análises, feitas com base na orientação ideológica, até apontaram um resultado diverso, porém se consagrou a convergência construída em torno do nome do atual ocupante da cadeira de presidente da Casa.

Rafael Prudente reeleito presidente da CLDF com 21 votos de 24 Foto: TV Web CLDF

Destaque para a confirmação dos votos do PT. Acerca disso a Deputada Arlete Sampaio foi taxativa em lembrar que “o PT continua oposição”.

A Deputada petista pediu a palavra ao final da seção para declarar o voto do partido. Segundo a Deputada a intenção é contribuir através do diálogo com a mesa da Casa para o melhor desenvolvimento de pontos programáticos específicos, que inclusive foram conversados anteriormente, contudo isso não alteraria o posicionamento do Partido dos Trabalhadores frente ao governo.

Reginaldo Veras e Leandro Grass

Os candidatos da chapa oposta também fizeram uso da palavra onde salientaram a necessidade de equilíbrio de poder e independência do legislativo, nas palavras do deputado Leandro Grass: “uma Câmara que sirva à população não ao governo”.

O Deputado Fábio Félix foi mais enfático, em suas palavras criticou duramente a aprovação da emenda que permitiu a reeleição e taxou o Governo Ibaneis de autoritário, chegando a dizer que a Casa deveria lembrar que “não somos um puxadinho do Buriti”.

A Deputada Júlia Lucy lembrou que votou contra a emenda da reeleição, mas que diante da análise das chapas, em especial quanto a compatibilidade e viabilidade sua preferência recaiu sobre o atual ocupante da cadeira. Segundo a Deputada o momento econômico exige união.

O Deputado Robério Negreiros que presidiu a seção ressaltou a independência da casa, lembrando inclusive que em diversos momentos o governo perdeu várias votações. Enalteceu também a construção do diálogo e de pontes, e de que, em uma eleição como esta, ninguém ganha ou perde.

De todas as palavras proferidas houve unanimidade na admiração ao Presidente eleito da casa, Rafael Prudente. Tanto aliados quanto adversários mais ferrenhos se dobram à capacidade de articulação e gestão do jovem Deputado que conduziu a CLDF ao longo do período de 2 anos sem maiores conturbações, ademais situações difíceis, em especial os desafios da pandemia.

Nesse sentido o atual presidente da CLDF, e seus articuladores, se mostraram mestres – convergiu praticamente todo um legislativo, independente de vertente ideológica, em torno do seu nome. Isso, claro não somente pela articulação, ao longo desses últimos dois anos o Deputado se mostrou um exímio administrador, tanto politicamente quanto em termos de gestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui