Anos 70, a “Era da Discoteca”

Foi a última década do período classic rock. É também conhecida como a “Era da Discoteca”, devido ao surgimento da disco music. Surgiu também nesta década o movimento punk.

O início da década viu o surgimento de muitos estilos musicais populares e de rock, incluindo jazz rock (aka “fusion”), southern rock, folk rock e soft rock, com este último incluindo artistas como The Carpenters, Carole King e James Taylor. Ele também incluiu o aumento da popularidade do rhythm and blues (R&B), sobretudo dos artistas Stevie Wonder, The Temptations e The Jackson 5.

O Funk, é um ramo da soul music com uma maior ênfase em batidas, influências de rhythm and blues, jazz e rock psicodélico, que também foi muito popular.

Elton John, foi um ícone dessa década, que tinha como marca registrada, os grandes óculos, roupas rigidamente enfeitadas e coloridas, além das botas de plataforma e das calças boca-de-sino.

Na segunda metade da década, um movimento de nostalgia da década de 1950 fez com que surgisse um revival do estilo rockabilly. A série de TV Happy Days e o filme Grease, também simbolizam essa tendência.

A música voltava a ser popular e tudo acabava nas pistas de dança, por exemplo, através do “clássico” da disco music “Os Embalos de Sábado à Noite”, estrelado por John Travolta. Quando o ator vestiu seu terno branco e jogou o braço para o alto, a discothéque estava vivendo um período de iminente decadência, mas voltou a ser moda. Símbolo incontestável da disco music, o filme lançou um novo verbo conjugado internacionalmente: “travoltear”. Este fenômeno trouxe um novo balanço para a música pop, assim como gênios da música eletrônica, cujo maior expoente da época foi Giorgio Moroder (responsável pela descoberta da “rainha das discotecas”, Donna Summer).

No Brasil, a discothéque e o pop dançante serviram de base para uma geração de ídolos populares tidos como “cafonas”, “exuberantes” e até “pornográficos” , citando: Sidney Magal, Gretchen, As Patotinhas, Harmony Cats, Dudu França.

Fonte: Wikipedia e Multishow

Fotos: Google

Talvez interesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui