O que é um Hikikomori ou NEET?

Hikikomori (引き篭り) é um termo que significa literalmente isolado em casa, ele é usado para referir-se a pessoas que apresentam graves níveis de isolamento, normalmente são jovens entre 13 e 39 anos que muitas vezes são sustentados pelos pais ou trabalham online. NEET é basicamente a mesma coisa mas tem suas diferenças.

Você sabe o que é um hikikomori ou neet?

Muitas dàs vezes os jovens Hikikomoris se excluem socialmente até mesmo de suas famílias, onde as mães deixam o lanche na porta de seus quartos para que possam pegar. Eles se interagem com mangas, animes, jogos, e com a infinita quantidade de escolhas que podem ter com o mundo otaku (fãs extremistas de determinado assunto).

Os problemas de um Hikikomori ou Neet

Estima-se que existam mais de 1 milhão de hikikomori ou Neet espalhados por todo Japão. Esse numero não pode ser contado exatamente por eles não participarem em nada na sociedade japonesa, sendo verdadeiros fantasmas como os Johatsu que desaparecem sem deixar rastros.

Esses japoneses que vivem isolados dentro do quarto já é um caso grave de saúde pública. Milhares de jovens se encontram nesta situação devido ao alto grau de perfeição exigido pela sociedade japonesa. Muitas pessoas acabam sendo pressionadas demais a ponto de criarem problemas psicológicos.

oos Hikikomori ou Neet normalmente possuem  uma autoestima baixa, medo das pessoas, medo de sair do quarto e em alguns casos até tendências sociopáticas. Existem casos de pessoas de 40 anos que são dependente dos pais e vivem isolados no quarto vivendo nas redes sociais e no anonimato.

O que torna alguém Hikikomori?

As pessoas tendem a se tornar um Hikikomori pelos seguintes motivos:

  • O alto índice de perfeição exigido pela sociedade;
  • A baixa autoestima;
  • Muitos preferirem a fantasia do que a realidade;
  • Transtornos psicológicos;
  • Experiências traumáticas;
  • Timidez excessiva;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do pânico; Bipolaridade;
  • Personalidade esquisita, entre outros transtornos;
  • O ijime (bullying);

Muitos sofreram bullying ou experiencias traumáticas no trabalho ou na escola, fazendo com que essas pessoas acabem se decepcionando com a sociedade, como um todo, gerando um afastamento de convívio social com todos aqueles que o cercam. Ao menos alguns dos problemas listados acima são motivos para alguém ser um hikikomori ou Neet.

Você sabe o que é um hikikomori ou neet?

Qual a diferença entre Hikikomori e Neet?

Basicamente são duas palavras com definições diferentes. Hikikomori é usado para referir-se a pessoas que vivem isolados dentro de casa e nunca saem, já NEET são pessoas vagabundas que não estudam e nem trabalham, que consequentemente ficam em casa, mas na maioria das vezes saem para rua sem medo de seres humanos.

A palavra NEET (nitto;ニート) se originou do Reino Unido e passou a ser utilizada em outros países como o Japão. Essa sigla significa literalmente “Not currently engaged in Employment, Education or Training” que traduzindo significa “Atualmente sem emprego, educação (sem estudar) e formação profissional. em portugues são também conhecidos como a Geração NEM NEm, Nem trabalham , Nem estudam

A palavra NEET é muito abrangente e costuma ser utilizada não apenas para vagabundos mas para pessoas que trabalham em casa ou estão a procura de um emprego. Basicamente NEET são pessoas que não contribuem para sociedade, na maioria das vezes os hikikomori.

Programa de Tratamento Hikikomori

Em 2007 o governo Japonês implantou um programa de assistência aos hikikomoris, assistentes sociais estabelecem contato com eles por meio de cartas, telefonemas e depois os convidam a sair para cinema, praças, shoppings, estimulando o contato social e, consequentemente diminuindo o estado de isolamento.

Essas assistentes sociais são chamadas de “Super Irmãs”, por serem do sexo feminino e conseguirem reerguer muitos jovens masculinos nessa situação. Podemos ver um grande exemplo ao assistir aoanime NHK ni Youkoso! Na Inglaterra, grupos de apoio dos que sofrem o mesmo problema se mostraram bastante eficientes.

O tratamento é feito estimulando o jovem a atividades sociais, culturais e esportivas. O primeiro passo é ser uma pessoa confiável e mostrar que o paciente pode confiar nela, já que os hikikomoris são extremamente sensíveis a interações humanas e ficaram assim exatamente por não confiar nas pessoas.

FONTE: skdesu.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui