29 de fevereiro

O dia 29 de fevereiro acontece apenas a cada 4 anos, quando são chamados de bissextos e têm 366 dias.

2020 foi um ano bissexto, sendo que o próximo será em 2024.

Mas agora você leitor deve estar se perguntando: Por qual motivo estou falando sobre isso hoje, já que não tivemos ano bissexto?  Caro leitor, na minha vida pessoal, tenho meu sobrinho e afilhado que nasceu no dia 29 de fevereiro, e comemoramos no dia 1 de março, quando o ano não é bissexto.

E resolvi pesquisar sobre essa data, e deparei com essa fonte de pesquisa. Vamos lá!

O ano bissexto é aquele que possui 366 dias em vez dos 365 dias dos anos considerados “normais”. Ele foi criado em 238 a.C., em Alexandria, no Egito, mas só foi efetivamente adotado em 45 a.C., em Roma, pelo então imperador Júlio César.

A pedido de Júlio César, o astrônomo alexandrino Sosígenes desenvolveu um calendário para levar em consideração, de forma mais precisa, o tempo de translação da Terra. Nosso planeta não leva somente 365 dias para concluir uma volta ao redor do Sol, mas 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos.

A solução encontrada por Sosígenes foi aumentar um dia a cada quatro anos para compensar as horas “perdidas”. Esse calendário ficou conhecido como juliano, em homenagem ao imperador que pediu sua elaboração.

Devido ao calendário juliano exigir um dia adicional a cada quatro anos, os romanos decidiram que esse dia seria em fevereiro, que, na época, era o último mês do ano.

É importante dizer que foram registrados pequenos erros nesse sistema e, por isso, ele acabou sendo substituído pelo calendário gregoriano, o que utilizamos atualmente.

Quem nasce nesse dia faz aniversário quando?

A Lei nº 12.662, de 5 de Junho de 2012, indica que todo indivíduo deve ter uma declaração de nascido vivo com dia e mês de nascimento, entre outras informações exatas.

Por isso, quem nasce no dia 29 de fevereiro é registrado nessa data e fica a critério a escolha da comemoração do aniversário nos anos que não são bissextos. Há quem opte pelo dia 28 de fevereiro, mas há aqueles que acreditam que antecipar a comemoração pode trazer azar, deixando a festa para o dia 1.º de março.

É comum as pessoas brincarem com a situação dizendo a idade conforme o número de anos bissextos, ou seja, quem nasceu no dia 29 de fevereiro de 1992, em 2016 teria completado 6 anos (desde 1992 os anos bissextos foram 1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016), mas na realidade essa pessoa já tinha 24 anos.

O que se comemora nesse dia?

É no dia 29 de fevereiro que se comemora o Dia Mundial da Doença Rara. A escolha da data vai ao encontro do fato de esse também ser um dia raro. Nos anos que não são bissextos, a comemoração é antecipada para o dia 28 de fevereiro.

Origem do nome

A contagem dos dias era feita de forma regressiva, e o dia adicional do ano bissexto foi atribuído ao mês de fevereiro, por determinação de Júlio César: “ante diem bis sextum Kalendas Martias”, expressão em latim que quer dizer algo como “a repetição do sexto dia antes das calendas de março” (no caso, dia 1º – já que calendas se referia aos primeiros dias do mês).

Vale lembrar que cada mês era dividido em três períodos: Calendas (primeiros dias do mês), Nonas (meio do mês) e Idos (últimos dias do mês). Assim, “repetiu-se” o dia 24 de fevereiro, que era o sexto dia antes de 1º de março. O termo bissexto veio daí, já que quer dizer duas vezes seis ou “o sexto dia antes das calendas de março”.

Fonte: calendarr.com e mundoeducacao.uol.com.br (com acréscimos da autora).

Talvez interesse

Patricia Sárib, casada, 1 filha, estudante de Letras/Português pela UNIP, artesã no segmento sustentável., DJ espécialista em Flashback dos anos 70, 80, 90 e 2000/2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui