A disputa para a Câmara Federal terá muitos nomes novos em 2022

A renovação será de aproximadamente 70% das vagas do DF na Câmara dos Deputados

Por Helio Rosa

Os que já possuem mandato têm se destacado muito bem nesta legislatura, são eles, Bia Kics (PSL), Paula Belmonte (Cid), Ericka Kokay (PT), Luiz Miranda (DEM), Professor Israel (PV), Júlio César (PR), Flávia Arruda (PL) e Celina Leão (PP), mas pelo menos a metade deve concorrer a outros cargos e dois desses terão dificuldades de retorno devido à formação de nominata. Isso quer dizer que haverá uma renovação de 70%.

O ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM), ainda é o único nome que possui uma excelente perfomance para conquistar um mandato, pois tem possibilidades de fazer mais de 100 mil votos.

Uma boa oportunidade para o surgimento de novos nomes, mas se o partido, que o pretenso candidato escolher, fizer uma nominata que respeite um corte equivalente de pelo menos 10% do quociente eleitoral, quer dizer, uma média de 20 mil votos. Isso se a lei eleitoral mantiver o fim das coligações na próxima reforma eleitoral que deve acontecer até outubro deste ano.

Mas se a lei também acabar com o quociente eleitoral, de qualquer modo, a cláusula de barreira que os partidos terão que passar, forçará a faixa de corte de 20 mil, por que quem tiver mais ou menos votos que isso terá dificuldades em participar de nominatas para concorrer a eleição em 2022.

Ainda faltam 13 meses para uma tomada de decisão, até lá vem reforma eleitoral, fusão partidária, janela partidária, domicílio eleitoral e para alguns prazo eleitoral de 16 meses, o que sugiro é quem estiver pensando em se candidatar já deve estar se articulando pra fazer parte de um grupo político, por que quem vem primeiro bebe água limpa.

Agora, tem que procurar grupo com credibilidade, pois muitos sempre trazem a velha surpresa de ter um nome de seu interesse por trás de tudo, seja para os concorrentes à Deputado Federal ou aos Distritais que vêm compor numa dobradinha. Oferecem mundos e fundos e depois não cumprem, só usam os sonhos das pessoas.

Faço votos que os pretensos candidatos encontrem esses representantes partidários de palavra e que não sejam enganados pelo “canto da sereia”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui