Nova rede social vai pagar para usuários

Rede social Gravvity proporciona mais controle do feed aos usuários e permite que eles ganhem parte da receita de publicidade — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Gravvity: nova rede social paga usuários para verem publicidade. Aplicativo prestes a ser lançado deixa usuário controlar quais conteúdos são inseridos no feed; conheça a rede social

Marcella Franco, TechTudo

A nova rede social Gravvity, com lançamento previsto para abril, chega com o intuito de oferecer aos usuários mais controle sobre seus dados. O aplicativo permite que pessoas “aluguem” o próprio feed para anunciantes para receber parte da receita da publicidade ao optar ver propagandas em sua linha do tempo. O pré-cadastro para obter o acesso antecipado pode ser realizado no site do app (gravvity.ai).

Gravvity é um aplicativo de bate-papo que funciona como um hub de mídias sociais, reunindo as principais plataformas do usuário em um único feed. A proposta é criar uma experiência mais saudável e personalizável nas redes sociais, então o Gravvity não se foca em curtidas e contagens de seguidores.

O feed do Gravvity é organizado em ordem cronológica, então exibe os posts mais recentes e dispensa algoritmos para personalizar a organização. O aplicativo também permite filtrar os conteúdos do feed, reagir às publicações no privado e optar exibir ou não anúncios.

Em entrevista ao site Bankless Times, o CEO e cofundador da Gravvity Jerry Chien alega que as redes sociais criaram um ambiente para transmitir a sensação de que o usuário sempre está perdendo algo: “Tudo foi projetado para trazer as pessoas de volta aos aplicativos, passar mais tempo no celular e, no final das contas, mudar seu comportamento de uma forma que dê à empresa a melhor oportunidade de monetizá-los”.

O aplicativo foi projetado para evitar que os usuários acessem vários aplicativos ao longo do dia. “Isso elimina a FOMO de certas experiências de mídia social”, explica o CEO da Gravitty. O “Fear of missing out”, também conhecido como FOMO, é uma síndrome de angústia social causada pela necessidade de sempre estar nas redes, como FacebookInstagramTwitter ou YouTube, para se atualizar constantemente.

Além do objetivo de criar uma experiência mais saudável para quem acessa as redes sociais, a Gravvity pretende oferecer mais controle dos dados para os usuários. Para Jerry Chien, uma das propostas do aplicativo é que as pessoas possam “tirar benefícios” ao compartilharem suas informações. “As redes sociais estão explorando as pessoas por meio dos seus dados e atenção. Nossa missão é capacitá-las para que aproveitem os benefícios de estarem socialmente conectadas sem serem exploradas”, comenta Chien.

Recentemente, uma análise da empresa pCloud revelou que 52% dos aplicativos disponíveis na App Store coletam dados pessoais para divulgá-los com empresas e anunciantes. As principais informações compartilhadas são compras, localização, histórico de navegação, identificadores e dados de uso do app.

Rede social Gravvity proporciona mais controle do feed aos usuários e permite que eles ganhem parte da receita de publicidade — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Com informações de ZDNetBankless Times e Gravvity

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui