Novos partidos no DF entram no jogo da disputa ao GDF

Palácio do Buriti | Foto : Reprodução

Além do MDB, DEM, PSB, PROS, PSD, PSB, PT, PSOL, PCO, PSTU e Novo; o PSDB, o Podemos, o Cidadania e o PL deram sinal que querem entrar também no tabuleiro do GDF

Por Helio Rosa

Nas eleições passadas para o GDF, o MDB lançou o Ibaneis, o PT o Miragaya, o PSOL a professora Fátima, o Novo o Alexandre, o PRP o Chagas, o PCO o Renan, o PSTU o Guillen, o PROS a Eliana, o DEM o Fraga, o PSD o Rosso e o PSB o Rollemberg. Já nas próximas de 2022 novos nomes surgem, mesmo que até possam mudar de partido, como é o caso da senadora Leila do Vôlei (PSB) e da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania), ambas se apontam para o jogo do Buriti, mas sinalizam mudar de partido, uma por que não quer a rejeição de Rollemberg e a outra por que suas bandeiras não se identificam com as do seu partido.

O ex-deputado federal Fraga (DEM) foi absolvido e ressurgiu com grandes possibilidades, assim também a deputada federal Ericka, que deve ser a nova aposta do PT, o PROS além da ex-deputada distrital Eliana, possui um coringa, o ex-deputado federal Fonseca. O PSDB mantém sua aposta no Izalcy (PSDB), o Podemos está numa incógnita, mas possui o senador Reguffe e o PL se fortalece com a deputada federal licenciada e, agora ministra, Flávia.

Tudo demonstra que o MDB, o Novo, o PSOL, o PCO  e o PSTU devem repetir seus candidatos ao Governo do Distrito Federal. Agora, o senadores Izalcy, Leila e Reguffe devem continuar no batalhão de frente, talvez até uma composição, por que na majoritária há duas vagas, uma para vice e a outra para o Senado.

Neste tabuleiro, os peões e os cavalos avançam, mas de volta e meia vemos a torre, o rei e a rainha se movimentam também. O cenário está se desenhando, os grupos se formando, uns se mantendo, outros avançando e alguns recuando. Só não podem ser candidatos de si mesmos e esquecerem de perguntar para o povo!

Helio Rosa para o XADREZ BSB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui