OAB de Planaltina pede providências ao GDF diante do caos do hospital regional da cidade

Dr. Dalton Ribeiro Alves, Presidente da OAB Subseção de Planaltina DF | Foto: Reprodução

“O Hospital Regional de Planaltina-DF (HRP) vem sendo palco de inúmeras irregularidades, ineficiência e inadequações no atendimento de pacientes vítimas da pandemia do novo CORONAVÍRUS, o COVID-19, violando os direitos consagrados na Constituição Federal e Direitos Internacionais”, um trecho do documento da OAB de Planaltina DF.

Por Helio Rosa

A população da cidade tem sido testemunha diuturnamente do caos instalado no HRP, onde estão morrendo inúmeras pessoas e deixando suas famílias órfãs.

Faltam médicos, enfermeiros e profissionais de saúde, além de medicamentos, UTI´s fixas e UTI´s Móveis para o transporte de pacientes que estão em estado grave devido à Covid-19. “A grave constatação de superlotação de pacientes, acômodos em locais inapropriados, falta de oxigênio, falta de ponto fixo também para oxigênio e escassez de materiais”, pequeno trecho do documento encaminhado, hoje (7), ao Governador Ibaneis e ao Secretário de Saúde, Osnei Okomoto.

Planaltina possui em média 230 mil habitantes, a maior cidade da Região Norte do DF, cabe urgentemente a instalação de um hospital de campanha, pois também atende pacientes do entorno, até mesmo vindos em ambulâncias da Bahia.

“Outro fato também que é notório é que a população carente tem recorrido à Defensoria Pública do DF e também à advocacia privada, para conseguirem liminares de obtenção de leitos de UTI. Contudo o que vemos na prática é que a Secretaria de Saúde, em alguns casos, ou não cumpre, ou demora a cumprir, as determinações judiciais”, complementa o Ofício 111, de 07/04/2021, da Organização dos Advogados de Planaltina/DF, assinado pelo Presidente da Subseção, Dr. Dalton Ribeiro, e toda a sua diretoria.

Além de solicitações de melhorias, a instituição apresentou um elenco de sugestões para a transferência de recursos que podem atender de forma emergencial e amenizar o sofrimento das famílias planaltinenses.

Leia Também

Cidades no DF não têm UTI Móvel à disposição, algumas como Planaltina nem leitos de UTI existe

Segue o documento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui