Opinião: Agora é a vez de Planaltina eleger seu primeiro Deputado Federal

O deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT) reúne todas as condições para transformá-la na “Cidade dos Pólos” gastronômico, artesanal, cultural, turístico e outros

Por Helio Rosa

Esta redação perguntou para o Cláudio, por duas vezes, uma no final do ano passado e outra agora quatro meses depois, qual a sua intenção para 2022. A resposta é que ele deve disputar a reeleição. Abrantes diz que não possui grupo, nem estrutura financeira para um projeto dessa dimensão.

Planaltina é testada todas as vezes para distrital, onde fica em média com 30% dos votos para os candidatos da cidade, o restante fica para os de fora e as abstenções. Isso acontecendo sem concorrentes, o distrital Cláudio sai com 30 mil votos só dentro da cidade.

Geralmente, nas eleições, por causa da concorrência interna, ninguém passa de 10% da conquista dos votos em Planaltina para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, pois sempre tem uns três ou quatro nomes locais que se destacam.

De acordo com dados em ciência política, dobra-se o número de votos que obteve para deputado distrital no somatório hipotético para deputado federal. Quer dizer que Cláudio Abrantes teve cerca de 6,5% dos votos de Planaltina em 2.018, então, para 2022 já parte com aproximadamente 13% dos 106 mil eleitores da cidade numa corrida para a Câmara Federal.

Vejo um nome já maduro, forte e agregador com quatro mandatos, o do distrital Cláudio Abrantes, para ser o primeiro Deputado Federal de Planaltina-DF. Mas, vai depender da decisão dele. Até sugiro-lhe que faça uma pesquisa para ver sua pontuação espontânea e estimulada.

Ainda falta mais de um ano para esta decisão, pois tem o prazo de filiação, inclusive pode aparecer um partido que lhe dê as condições que ele precisa.

Haverá reforma eleitoral até outubro deste ano, janela partidária no ano que vem, fusão partidária a qualquer momento, tudo para alcançarem a cláusula de barreira exigida nas próximas eleições de 2022.

Os únicos adversários do Cláudio são os naturais que querem concorrer para deputado distrital, se ele vier à deputado federal garanto que não terá mais opositores!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui