Requerimento de CPI será lido por Pacheco e investigação pode ser ampliada pelo Senado

O pedido de criação da CPI da Covid deverá ser lido nesta terça-feira em Plenário

No mesmo dia, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) deverá apresentar um requerimento para ampliar as investigações para além do governo federal e incluir estados e municípios.

Apesar de ser favorável à apuração de desvios de recursos por estados e municípios, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou que a instalação da CPI da Covid mais restritiva deve ser feita independentemente de outros pedidos.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, aguarda um parecer sobre a investigação de atos ocorridos nos estados devido à vedação no Regimento Interno.

Transcrição.

Em cumprimento à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o requerimento de criação da CPI da Covid deverá ser lido em Plenário nesta terça-feira.

No mesmo dia, o senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, deverá apresentar um novo pedido de CPI com 36 assinaturas para investigar além da omissão do governo federal no enfrentamento à pandemia e da falta de oxigênio em Manaus.

Ele defende que o desvio de recursos públicos revelado pela Polícia Federal nos governos estaduais e municipais também seja alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

(Girão) Para a gente fazer realmente a justiça, buscar a verdade, não apenas uma parte da verdade, estados, municípios e União devem ser investigados. Senão, vai sugerir apenas, se for diferente disso, olhar só para a União, vai sugerir apenas palanque político para 2022.

Isso não é justo, não é correto. Diante da ordem judicial para a instalação da CPI da Covid e da dificuldade para a retirada de assinaturas, o governo passou a defender que a investigação inclua a conduta de governadores e prefeitos.

Mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, aguarda um parecer, já que o Regimento Interno impede apurações envolvendo os estados, que possuem assembleias legislativas. Apesar de ser favorável a uma investigação mais ampla, o senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, avalia que a CPI da Covid, que tem requerimento pronto, já deve ser criada independentemente de outros pedidos.

(Alessandro) Feito isso passa-se para a instalação desta CPI. A discussão sobre a outra CPI que foi capitaneada pelo senador Girão e que trata de investigações que atinjam prefeitos e governadores será feita logo depois.

Não há porquê você misturar duas coisas neste momento, que parece só mais uma estratégia vazia que eu imagino que não vai ter sucesso.

Feita a leitura do requerimento de criação da CPI da Covid mais restrita, os líderes partidários deverão indicar os 11 senadores titulares e os 7 suplentes.

Na quarta-feira, o Plenário do Supremo Tribunal Federal vai julgar o pedido de instalação da CPI da Covid já autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Fonte: Agência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui