Chegou mais uma temporada de “O gambito do Arruda”

Em tempo de início de jogada eleitoral, o gambito não será só da rainha, há um mentor que pode protagonizar em 2022

Por Helio Rosa

A origem etimológica do tal gambito usado pela personagem Beth Harmon na série da Netflix é exatamente a mesma: gambetto, com “o” em vez de “a”, significa “rasteira”. Tudo a ver com pernas.

Quem leva a rasteira? O adversário, claro. O gambito da rainha (na verdade, da “dama”, não se usa a tradução “rainha” normalmente entre enxadristas) é um jeito de começar um jogo de xadrez – no jargão dos enxadristas, uma abertura – em que você sacrifica uma peça para tirar vantagem disso depois.

No xadrez político do Distrito Federal há alguns pensando que são reis ou rainhas, mas na verdade não passam de peões indo pro sacrifício para facilitar a jogada do mentor.

Só sei dizer que em Brasília tem um enxadrista que em dez jogadas é difícil errar uma.

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui