Caiado lança programa milionário para sinalização viária das cidades: “Todos os municípios serão atendidos”

Governador Ronaldo Caiado no lançamento do Sinaliza Goiás: “Até o fim do nosso mandato, todos os 246 municípios estarão 100% atendidos pelo programa” (Foto: Wesley Costa/ Governo de Goiás)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) lançou, nesta quarta-feira (05/05), na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), o programa Sinaliza Goiás com investimentos, somente na primeira etapa, de R$ 12 milhões que serão usados para implantar e revitalizar a sinalização viária de 127 municípios goianos. As obras começam na região do Entorno do Distrito Federal (DF).

O lançamento ocorreu na abertura oficial do Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção de acidentes de trânsito e que envolve mais de 30 países. “Até o final do nosso mandato, em 2022, todos os 246 municípios estarão 100% atendidos na sinalização de trânsito”, informa o governador.

Anúncio
Caiado celebrou a abertura da campanha de prevenção de acidentes de trânsito e ressaltou o compromisso pessoal que tem com a vida, ao citar que, enquanto médico, já atendeu milhares de acidentados. “Nós precisamos trabalhar, cada vez mais, para educar as pessoas, para que entendam que estão dirigindo um carro e que um carro não pode ser transformado em uma arma. É importante ter respeito pela vida”, assinalou.

O programa Sinaliza Goiás foi desenvolvido pelo governo de Goiás, por meio do  Detran-GO, para ajudar os municípios goianos a cumprirem o que estabelece a legislação federal referente à sinalização. Para isso, o projeto que é dividido em etapas, vai adquirir quase 30 mil unidades de placas e implantar mais de 300 mil metros quadrados de sinalização horizontal. As primeiras cidades beneficiadas estão na região do entorno do Distrito Federal (DF), são elas: Abadiânia, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso.

“O Sinaliza Goiás, assim como o Movimento Maio Amarelo, simbolizam a convergência de força e objetivos em prol da construção de um trânsito mais seguro e humano para todos os goianos”, defendeu o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva que agradeceu os investimentos e o empenho do governador a cada ano para fortalecer as ações do órgão.

Silva citou dados do Observatório Nacional de Segurança Viária para ressaltar a importância da atuação dos gestores públicos e cidadãos para a paz no trânsito. “Uma pessoa morre a cada 15 minutos vítima de acidentes de trânsito. É bom lembrar que não são apenas números. São pessoas com planos, com filhos, com pais e com amigos. Pessoas que tiveram a vida e os sonhos interrompidos. Não podemos pactuar com essa realidade”, defendeu.

Para o governador, o Sinaliza Goiás promove condições para que as pessoas transitem com segurança e contribui para o processo educativo. “Ao colocar uma faixa na porta de uma escola, hospital, em um cruzamento, cria-se uma cultura para as pessoas entenderem o quanto é importante respeitar aqueles locais. Isso salva vidas”, ponderou.

A sinalização urbana, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), é uma atribuição dos municípios, entretanto, diante da falta de estrutura de algumas cidades goianas e de técnicos especializados para o planejamento viário, o Governo de Goiás, sensível às necessidades da população, desenvolveu o programa que sinalizará o Estado de norte a sul, diminuindo o índice de acidentes de trânsito.

Dos 127 municípios atendidos na primeira etapa do programa, 58 serão contemplados com materiais de sinalização viária. O Detran-GO vai adquirir 14.140 placas de sinalização vertical e implantar 144.390 metros de sinalização horizontal. Os outros 69 municípios serão atendidos por empresas terceirizadas. Elas devem implantar 15.630 placas e 157.350 metros quadrados de sinalização horizontal.

O vice-governador Lincoln Tejota frisou que o trânsito, onde há altos índices de letalidade, deve receber atenção. “Temos que construir uma sociedade melhor e um trânsito melhor”, declarou. Ele também frisou a contribuição técnica e apoio governamental aos municípios. “Sabemos que, nos municípios, muitas vezes não se encontra o técnico necessário para fazer a demarcação ou a indicação devida da sinalização de trânsito”.

O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, enalteceu a contribuição do Governo do Estado para a sinalização nos municípios. “Neste momento de dificuldade, toda ajuda é bem-vinda. E o Governo de Goiás lança este programa justamente para melhorar as vias públicas dos nossos municípios”, agradeceu ao lembrar o tratamento diferenciado que a gestão estadual tem dado à região do Entorno.

O secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Goiânia, Horácio Mello e Cunha Santos, que representou o prefeito Rogério Cruz, comentou sobre a campanha Maio Amarelo na capital, neste ano, dedicada aos fatores positivos do condutor. “Vamos resgatar situações que o goiano faz muito bem. Só duas cidades no país tem respeito à faixa de pedestre não semaforizada”, destacou ao citar os casos de Goiânia e Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui