MENUDO, a Boy Band Latina da década de 80

Menudo foi um grupo musical de Porto Rico, classificado por muitos, como uma boy band latina, criado em 1977 pelo produtor Edgardo Díaz.

Na década de 1980 passaram pelo grupo Xavier Serbiá, Miguel Cancel, René Farrait, Carlos Meléndez, Ricky Meléndez, Johnny Lozada, Charlie Massó, Ray Reyes, Roy Rosello, Robby Draco Rosa, Nefty Sallaberry, Ricky Martin e Sergio Blass, alcançando projeção nacional. O primeiro país da América Latina em que ficaram famosos foi na Venezuela, posteriormente ficaram famosos também em outros países latino-americanos como México, Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai e Brasil.

O grupo Menudo foi um fenômeno na América Latina quando de seu boom, atraindo milhares de fãs em um fenômeno que pode ser comparado à Beatlemania.

Formação do Menudo em 1984.: Roy, Robby, Charlie, Ray e Rick Meléndez

O Menudo na década de 80 era um dos grupos musicais de maior visibilidade nos meios de comunicação, rendendo frequentes aparições em programas de televisão, rádios, revistas, jornais, tendo a imprensa se voltado para o então fenômeno artístico.

Na época os shows costumavam reunir grande público, de modo que apenas estádios de futebol poderiam comportar o número de pagantes. Além da venda de shows e discos, produtos como camisetas, bottons, álbuns, pôsteres, dentre outros, garantiam a receita da banda.

Quando atingiu seu apogeu na América Latina o Menudo era formado pelos então adolescentes Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e Ricky Meléndez, que fora substituído por Ricky Martin poucos meses depois.

Entrada de Rick Martin no Menudo, 1985.

Os hits mais populares da década de 80 foram, Não se Reprima, Doces Beijos, Sabes A Chocolate, If You’re Not Here (By My Side), esta última fez parte da trilha sonora da novela global Partido Alto de 1984, tema do personagem Fernando, que foi interpretado pela ator Roberto Bataglin.

Roberto Bataglin com o personagem Fernando, na novela Partido Alto de 1984.

Uma das principais características do grupo era a frequente troca dos componentes, que na maioria das vezes eram substituídos ao completarem 17 anos. Tal prática teria contribuído para a queda da popularidade do grupo, já que fãs, em sua maioria adolescentes, demonstravam certo aborrecimento com as trocas sucessivas, pois elas sempre tinham um Menudo “favorito” e quando eles saiam do grupo, as fãs desinteressavam-se pela banda.

Década de 1990

Em 1990, o grupo retorna ao Brasil para a promoção do álbum Os Últimos Heróis. E o figurino colorido e colado ao corpo, bastante explorado na década de 1980, deu lugar ao estilo roqueiro. Sergio Blass é o único membro da antiga formação que retorna ao país desde 1986, quando do lançamento do disco Refrescante, acompanhado dos novos integrantes Rubén Gómez, Robert Avellanet, Rawy Torres e o mexicano Adrián Olivares.

Em novembro deste mesmo ano, o grupo viria enfrentar um dos maiores escândalos de sua história, quando Sérgio e Rubén foram detidos no aeroporto de Miami, ao encontrar maconha, provavelmente adquirida no México, junto a seus equipamentos. O fato culminou com a demissão de ambos os componentes. No início de 1991, o grupo recebia dois novos integrantes estrangeiros com a entrada do espanhol Edward Aguilera e do venezuelano Jonathan Montenegro. Tal formação acabou se rompendo em abril do mesmo ano com a saída de Robert, Rawy, Edward e Jonathan, que se demitiram alegando quebra de cláusulas contratuais, abusos e maus tratos.

O novo Menudo

Em 2007 foi anunciada a recriação do Menudo após ser firmado um multi-contrato com a gravadora Sony BMG, através de seu sub-selo Epic Records.

A direção da banda fica a cargo de Johnny Wright, e fora definido que o remake da banda faria uma fusão de música urbana, pop e rock, com gravações em inglês e espanhol. A refundação se dá através de um reality show, produzido pela MTV, intitulado Making Menudo. A série teve início em 25 de outubro daquele ano com término em 20 de novembro.

Em dezembro, poucas semanas após se ter refeito o grupo, foi lançada uma amostra do que o grupo traria de novo através do single “More Than Words”, que incluía quatro canções: “More Than Words”, “Más que amor”, “Move” e “This Christmas”. O primeiro álbum teve seu lançamento no outono de 2008.

Os novos Menudos da década de 1990.

O grupo vendeu mais de 20 milhões de discos pelo mundo e encerrou suas atividades em 2009.

Recentemente no dia 30 de abril deste ano, o ex-integrante Ray Reyes, faleceu vítima de um infarto fulminante em sua casa em Porto Rico.

Ray Reys, faleceu vítima de infarto.

Fonte: Wikipédia com comentários da autora

Imagens : Google

Talvez interesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui