Morre Jaime Lerner (84), ex-governador do Paraná

Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner, Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná

O arquiteto e urbanista foi governador duas vezes e também prefeito de Curitiba por três mandatos

Por Hélio Rosa*

Lerner foi três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, onde liderou a “revolução urbana ” que fez da cidade referencia nacional e internacional em planejamento urbano.

Em 1965, ele participou do desenvolvimento do Plano Diretor de Curitiba. Durante sua primeira gestão como prefeito da cidade, no período 1971 a 1975, Lerner  implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido mundialmente.

Foi eleito governador do Paraná em 1994 e reeleito em 1998. Suas gestões foram marcadas por  importantes transformações socioeconômicas que resultaram elevaram o Paraná aos melhores índices nacionais.

Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná em 1964, fundou do Instituto Jaime Lerner e a Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA). Ele foi presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) de 2002 a 2005.

O ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, morreu aos 84 anos, nesta quinta-feira (27) por complicações de doença renal crônica.  Lerner estava internado no hospital evangélico Mackenzie.

O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira (27) no cemitério israelita Santa Cândida.

*Com informações da CNN Brasil

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui