DF vai ganhar sistema de trilhas ecológicas chamado de ‘Caminhos do Planalto Central’

CPC é composto pelas trilhas cadastradas junto ao órgão ambiental do DF, e todas elas só podem ser percorridas a pé, de bicicleta, a cavalo ou outros meios não motorizados

A Câmara Legislativa aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira (1), a criação do Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas, denominado Caminhos do Planalto Central (CPC). De autoria do deputado Leandro Grass (Rede), o PL nº 1.543/20 institucionaliza as trilhas ecológicas como “instrumento de educação ambiental, preservação, turismo ecológico e lazer, reconhecendo o importante papel que elas desempenham na integração da sociedade com a natureza, particularmente com as áreas ambientalmente protegidas”.

De acordo com o texto, o CPC é composto pelas trilhas cadastradas junto ao órgão ambiental do DF, e todas elas só podem ser percorridas a pé, de bicicleta, a cavalo ou outros meios não motorizados.

O objetivo da proposta é promover as trilhas como equipamentos para o desporto, o lazer, a saúde e a qualidade de vida, em convívio com a natureza; assim como estimular a conservação ambiental, ecológica e da biodiversidade.

O texto aprovado nesta tarde resulta de uma série de sugestões apresentadas em audiência pública remota realizada em dezembro de 2020 e de consulta pública pelo portal e-democracia, além de contribuições de órgãos do DF, como o Ibram. A proposta segue na Casa, devendo ser votada em segundo turno nos próximos dias.

Denise Caputo – Agência CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui