As ‘bicicletas fantasmas’ de Manaus

O grupo Pedala Manaus, em associação com outros grupos de ciclismo de Manaus, já instalaram nos últimos 2 anos 6 ghost bikes em homenagem às 9 vítimas ocorridas por atropelamento na região metropolitana de Manaus.

Somente em janeiro de 2017, foram 2 vítimas fatais. Em 25 de janeiro, o jovem Leonardo Tavares (17) perdeu a vida, após ser atropelado por um ônibus na Av. Constantino Nery, próximo ao Parque dos Ingleses, e uma Ghost Bike na Av. Constantino Nery, próximo à Igreja Messiânica foi erguida em memória e protesto. No outro dia, em 26 de janeiro, Jacó Bezerra Martins (34) foi atropelado por um Carro na cidade de Iranduba.

Ghost Bike ou Bicicleta Fantasma da Av. São Jorge. / Foto: Divulgação
Ghost Bike ou Bicicleta Fantasma da Av. São Jorge. / Foto: Divulgação

As  “Ghost Bikes” ou “Bicicletas Fantasmas” são bicicletas brancas instaladas em locais de acidentes fatais com ciclistas, ela serve como memoriais em homenagem a quem perdeu a vida para a pressa de alguém, além disso, ela sinaliza de forma clara que a falta de planejamento viário e a omissão do poder público transforma a sociedade em vítima. Mais que isso, ela também têm o objetivo de evitar que aquela morte caia no esquecimento, sendo considerada apenas um inconveniente temporário ao trânsito de uma tarde qualquer.

, mais de 150 ciclistas e familiares do falecido Antonio Wilson Conceição, estiveram na região próxima ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes para a manifestação contra as mortes no trânsito e instalação de mais uma “Ghost Bike” (a fatalidade ocorreu no último sábado, dia 25/05/13). / Foto : Nilton Leal
Mais de 150 ciclistas e familiares do falecido Antonio Wilson Conceição, estiveram na região próxima ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes para a manifestação contra as mortes no trânsito e instalação de mais uma “Ghost Bike” (a fatalidade ocorreu no último sábado, dia 25/05/13). / Foto : Nilton Leal

Uma das Os motoristas, além de não respeitarem os ciclistas, ainda passam gritando para assustar ou tentar tocar, botando a mão para fora do carro. Coisas assim, acontecem em Manaus e ninguém toma providências.

O trânsito é muito inseguro tanto para os ciclistas quanto para os pedestres e até mesmo para os veículos motorizados. Não se pode, porém, achar que isso é algo normal.

'Ghost Bike' foi instalada por ciclistas em memória à vítima (Foto: Thiago Correa/Arquivo Pessoal)
‘Ghost Bike’ foi instalada por ciclistas em memória à vítima (Foto: Thiago Correa/Arquivo Pessoal)

Abaixo, a lista das vítimas (cedida pelo Pedala Manaus) e locais das Ghost Bikes instaladas na cidade de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui