Cyndi Lauper

Cynthia Ann Stephanie Lauper-Thornton nasceu em Nova Iorque, no dia 22 de junho de 1953, conhecida como Cyndi Lauper, é uma cantora, compositora e atriz norte-americana vencedora do Grammy, Emmy e Tony Award.

 É conhecida por ser a lenda feminina da música Pop, além de umas das maiores artistas de todos os tempos. Estreou no cenário da música no início da década de 1980 e obteve sucesso com o lançamento de She’s So Unusual (1983), que ganhou 6 discos de platina nos Estados Unidos pelas vendas de seis milhões de cópias no país. O álbum também entrou para a lista dos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos” da revista Rolling Stone e está em exposição no Rock And Roll Hall of Fame.

O disco fez de Cyndi a primeira mulher a ter quatro singles de um mesmo álbum no Top 10 da parada de sucessos da revista americana Billboard. Cyndi Lauper tem tido muito reconhecimento também, por passar por diversos gêneros musicais, como de blues ao dance-pop, por sua frequente mudança de visual e sua voz potente, para uma cantora pop.

A canção “Girls Just Want to Have Fun” conquistou três discos de ouro e dois de platina, com vendas físicas superiores a dois milhões de cópias, e se encontra na posição 120 na lista das “500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll”, realizada pelo Rock And Roll Hall of Fame. Seu videoclipe é considerado pela MTV, o “39ª Melhor Videoclipe de Todos os Tempos”. Ela se tornou um ícone na música e na moda, influenciando várias cantoras, entre elas: Christina Aguilera, Lady Gaga, Nicki Minaj e Pink.

Ao longo de sua carreira emplacou outros sucessos, entre eles “True Colors”, “She Bop”, “Change of Heart”, “All Through the Night”, “Money Changes Everything”, ”What’s Going On”, ”The Goonies ‘R’ Good Enough”, “I Drove All Night”, ”Hey Now (Girls Just Want to Have Fun)” e “Into The Nightlife”.

Em 1977, Lauper sofreu danos em suas cordas vocais, e ficou um ano sem cantar. Apesar de alguns médicos terem dito que ela nunca iria cantar novamente.

Em 1978, depois de recuperar a voz, Lauper conheceu o saxofonista John Turi através de seu empresário Ted Rosenblatt. Turi e Lauper se tornaram escritores e formaram uma banda chamada Blue Angel.

Blue Angel foi uma banda de rockabilly e new wave que apresentou Cyndi Lauper antes de sua ascensão à fama como cantora solo.   Lauper e Turi escreveram a maioria de seu material, e também fizeram uma versão para “I’m Gonna Be Strong” (que Lauper regravou em 1994). Blue Angel fez um breve sucesso na cena popular em Nova Iorque.

Em 14 de outubro de 1983, She’s So Unusual foi lançado. O álbum debutou na 4° posição na Billboard 200 e tornou-se um sucesso mundial. She’s So Unusual alcançou grande popularidade no mundo inteiro e Cyndi se tornou popular entre os adolescentes e críticos, devido ao seu estilo diferente junto a uma imagem punk.

Em 1985, Cyndi participou do USA For Africa, que tinha o objetivo de arrecadar fundos para o combate da fome na África. Esse projeto ficou mais conhecido pelo single “We Are the World” de Michael Jackson e Lionel Richie, que obteve grande sucesso comercial nos Estados Unidos e mundialmente.

Steven Spielberg convidou Cyndi para ser diretora musical de seu último filme na época, The Goonies, um filme sobre um grupo de jovens aventureiros, procurando por um tesouro perdido. Lauper tinha o poder de escolher quem ela quisesse para colocar na trilha sonora. The Bangles foi uma das bandas que contribuíram para a trilha sonora.

Em 21 de julho de 1990, Cyndi se juntou a outros artistas que haviam sido convidados para o concerto histórico do ex-líder do Pink Floyd, Roger Waters, The Wall Live in Berlin, onde ela interpretou a canção “Another Brick in The Wall (Part II)”, parte principal do show.

Cyndi estava vestida como uma garota de um colégio, referindo-se a letra da música, no qual cantou para mais de 300 000 pessoas. O show foi visto por cerca de cinco milhões de pessoas em todo o mundo, pela televisão.

Em 1990, ela participou de um concerto em homenagem a John Lennon, em Liverpool, onde executou uma canção dos The Beatles, “Hey Bulldog” e também uma música de John Lennon, “Working Class Hero”. O concerto foi exibido no Disney Channel. Ela também participou de um projeto desenvolvido por Ono e John chamada “The Peace Choir”.

Em 1991, Cyndi casou-se com o ator David Thorton, seu parceiro no filme “Off & Running”, estão casados até hoje.

 Em 1997, Lauper anunciou que estava grávida. Seu filho Declyn Wallace Lauper Thornton nasceu em 17 de novembro deste ano, o nome foi dado em homenagem a Elvis Costello (cujo primeiro nome é Declan).

Cyndi com seu filho Declyn e marido David Thorton

Ativismo

Lauper é uma presente ativista dos direitos da população LGBT desde a década de 1980. Lauper criou uma fundação chamada True Colors, que promove aceitação para pessoas homossexuais e trânsgeneras.

Fonte: Wikipedia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui