Havaianas lança tênis com materiais sustentáveis, como casca de arroz e óleos vegetais

Havaianas, tão famosa por seus clássicos chinelos, decidiu neste mês entrar definitivamente na categoria de sneakers e lançar seu primeiro tênis casual. Embora o lançamento já seja um marco para a empresa, que está diversificando seu catálogo, outro detalhe na novidade ganha uma visibilidade importante: a produção com materiais sustentáveis como casca de arroz e óleos vegetais.

Matéria: Forbes

Ao todo, são quatro linhas especiais: TNS Colors, TNS Mix, TNS Mix Print e TNS Roots. E, embora todos eles tenham mais de 50% de suas solas produzidas com materiais recicláveis, é a linha Roots que se destaca com mais de 65% da sola feita de fontes renováveis. “Ao todo, são quatro modelos que se desdobram em 13 versões diferentes, com variações de cores, estampas e materiais”, conta Fernanda  Romano, CMO do Grupo Alpargatas. Mesmo com as diferenças, todas elas buscam honrar o DNA da marca quando o assunto é calçados.

“A Havaianas sempre buscou levar frescor e liberdade para os brasileiros, e isso é algo que manifestamos em todas as execuções do nosso portfólio. Dos calçados abertos às peças de vestuário e acessórios, queremos ver cada vez mais pessoas sendo quem são e, principalmente, sentindo-se confortáveis e seguras para experimentar novas possibilidades”, explica a executiva. “Esse é nosso primeiro sneaker casual, e nossa intenção é traduzir o que há de mais forte na marca. O modelo, além de extremamente alinhado à essência da empresa, é versátil e sustentável.”

Produzido a partir de algodão, materiais reciclados e fontes renováveis – como casca de arroz e óleos vegetais -, o sneaker tem a estrutura superior em tela respirável e um solado de borracha flexível.

A linha roots, além de 65% da sola feita de materiais recicláveis e fontes renováveis (17% de resíduos de sola e aparas de borracha, 13% de luvas de borracha descartáveis, 17% de casca de arroz, 13% de amido de milho, 4% de óleo vegetal e 1% de estearina vegetal), apresenta um cabedal – a parte superior do tênis – com um índice de 52,7% de materiais sustentáveis (13.4% de algodão reciclado e 39,3% de algodão comum).

“O Havaianas TNS é uma mistura das melhores coisas do nosso país: ele é fresco como as praias, vibrante como as cidades e verde como o futuro”, diz Fernanda.

Para contar a novidade ao público, a empresa convidou o grupo musical Gilsons para criar uma música autoral que fala sobre leveza e liberdade. A estratégia foi desenvolvida em parceria com Musickeria, agência especializada em criação de músicas para grandes marcas. No próximo domingo (22), uma transmissão no canal da Havaianas no YouTube vai apresentar todos os novos modelos para os consumidores em um desfile de slackline, gravado no Rio de Janeiro, com participação da banda.

Os produtos estarão disponíveis para a venda a partir da última semana do mês. “O lançamento traz cor, conforto, leveza, sustentabilidade e novas possibilidades para a marca”, conclui a executiva.

Rogério Cirino de Sá Ribeiro, goiano, 51 anos, casado, três filhos. Bacharel em Administração de Empresas pela UNIPLAC. Licenciado em História pela UPIS e MBA em Gestão de Projetos pela ESAD. Empresário do audiovisual desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui