Após quase 80 dias, chove em diversas regiões de Goiás; Goiânia tem pancadas isoladas

O que era uma pequena probabilidade cumpriu-se no começo da noite desta segunda-feira (30/08)

Após mais de 70 dias de seca, choveu no estado de Goiás e Goiânia viu cair em alguns pontos da cidade pancadas isoladas. De acordo com Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIHMEGO) as chuvas já eram previstas de maneira isolada, mas ainda assim, dificilmente se concretizariam.

De acordo com o gerente do CIHMEGO, André Amorim, as pancadas localizadas acontecem em decorrência do deslocamento de uma frente fria. “Nós temos o deslocamento de uma frente fria que puxa um pouco a umidade, aumenta a nebulosidade e hoje foi bem quente que acabou gerando essas áreas de chuva bem localizadas”.

A reportagem ouviu um leitor que mora no Setor Urias Magalhães onde foi registrada uma forte pancada chegando a ser acompanhada de granizos. A região central também viu um lampejo de água que caía do céu. “É bom, a gente dorme até mais feliz”, disse Silvânia Silva, moradora do Setor Aeroporto.

No Setor Centro-Oeste, as pancadas também foram fortes e com registros de granizos. Para esta terça-feira (31) a previsão se mantém. A tendência é amanhecer com temperatura baixa na casa dos 17º mas ir se acentuando ao longo do dia com forte sol e máxima que pode chegar a 32º e novas possibilidades de pancadas isoladas pela capital. A previsão também é parecida para a região sudoeste do Estado.

Os registros já eram previstos pelo Cihmego desde o começo do mês. Na região central do estado, o Cimehgo não registra chuvas há 76 dias, desde 16 de junho, numa precipitação fora de época. Contudo, se descontada essa ocorrência, já são mais de 120 dias desde o fim do período chuvoso.

“Chuva em período seco é só refresco. O que precisamos é o retorno do período chuvoso e aí sim estaremos mais tranquilos”, disse o gerente do Cimehgo, André Amorim.

Domingos Ketelbey, Diário de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui