Ações da Petrobras disparam 6% após notícia de estudos do governo sobra privatização

Governo estaria escrevendo projeto de lei que permite venda de ações sem tirar o controle do Estado

Por Hélio Rosa*

No fechamento da B3, a bolsa de valores brasileira, ontem, as ações da Petrobrás estiveram entre as maiores altas, com elevação de mais de 6% após a notícia e que o governo tem analisa elaborar um projeto de lei que permita à União privatizar a empresa.

As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) fecharam em alta de 6,84%, e as ordinárias (PETR3) subiram 6,13%.

Segundo reportagem da CNN Brasil, o presidente Jair Bolsonaro já estaria discutindo com líderes no Congresso uma forma de viabilizar a desestatização da petrolífera.

Não seria um ‘leilão’ como de costume, mas a venda paulatina das ações da companhia até que a União até que a União se desfizesse do controle acionário.

Porém, o Estado manteria a conhecida “golden share”, o que na prática lhe permitiria vetar determinadas operações da companhia e ainda apontar o presidente da empresa.

“Isso entrou no nosso radar. Mas privatizar qualquer empresa não é como alguns pensam, que é pegar a empresa botar na prateleira e amanhã quem der mais leva embora. É uma complicação enorme”, disse o presidente na Rádio nacional pela manhã.

*Com informações da CNN Brasil e Rádio Nacional

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui