Senadora Leila Barros, encerra 2021 com o mandato do DF mais transparente no Senado Federal

O Radar do Congresso, ferramenta para busca e análise de dados dos parlamentares do Congresso Nacional, apontou a senadora Leila Barros (Cidadania-DF) como dona do mandato mais transparente entre os senadores do DF.

Atualizado neste mês, o ranking mostra que a parlamentar tem nota 4 de transparência, no ranking de 0 a 5.

Ela também figura na segunda posição entre os 81 congressistas da Câmara Alta. O senador mais bem avaliado é Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), com nota 5.

A avaliação leva em conta 11 indicadores de transparência digital, como presença nas redes sociais, atualização de site próprio, divulgação das contratações com a verba indenizatória e ampla publicidade dos servidores contratados, funções exercidas e salários.

“Quando se trata de responsabilidade com o dinheiro público, a transparência é regra no meu mandato. Em quase três anos de mandato, além de economizar 100% da verba indenizatória, tenho publicado rotineiramente a destinação das emendas parlamentares que indiquei para o Distrito Federal”, explica Leila.

A parlamentar também é autora de projetos para ampliar a transparência no uso de recursos públicos e incentivar a economia dos recursos destinados ao funcionamento dos gabinetes parlamentares.

O PLP 6/2020 visa tornar obrigatória a divulgação de informações como autor da emenda, programa onde o recurso foi aplicado, data de liberação e pagamento, dentre outros dados.

Já o PRS 61/2019 determina que os recursos poupados da verba indenizatória poderão ser utilizados pelos senadores como emendas parlamentares individuais nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Portal Brazil Mulher

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui