Terremoto de magnitude 7,3 atinge a Indonésia, tsunami é possível

Um mapa mostra o epicentro do terremoto que atingiu a costa da Indonésia na terça-feira | AGÊNCIA METEOROLÓGICA DO JAPÃO

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o leste da Indonésia na terça-feira, disse o US Geological Survey, causando pânico, mas nenhuma morte ou danos maiores foram relatados

Fonte: Japan Times*

O epicentro foi no Mar de Flores, ao norte da província de Nusa Tenggara Oriental, onde o terremoto gerou terror após atingir no final da manhã.

Uma imagem estática de um vídeo de mídia social mostra distúrbios de poeira na encosta de uma colina após um terremoto em Nagekeo, East Nusa Tenggara, Indonésia em 14 de dezembro de 2021. | REUTERS

“Eu estava no campo. As pessoas correram em pânico. Ainda estou … com medo”, disse um morador que atendia pelo nome de Nuraini, que mora na ilha de Adonara, na regência de East Flores.

Nenhum dano significativo ou fatalidades foram relatados imediatamente, mas as autoridades indonésias pediram cautela com mais de uma dúzia de tremores menores detectados.

Uma pessoa ficou ferida em Manggarai, no leste de Nusa Tenggara, e um prédio escolar foi danificado na ilha de Selayar, disse o porta-voz da agência nacional de desastres, Abdul Muhari, em um comunicado.

O impacto do terremoto ainda está sendo avaliado, acrescentou.

A intensidade do tremor gerou pânico em muitas áreas, com vídeos de algumas cidades e vilas compartilhados nas redes sociais mostrando pessoas correndo do lado de fora, algumas segurando crianças pequenas.

As ruas foram vistas congestionadas com o tráfego enquanto os veículos tentavam sair para locais seguros.

O USGS localizou o epicentro a uma profundidade de 18,5 quilômetros (11 milhas), cerca de 100 quilômetros ao norte da cidade de Maumere, na Ilha das Flores, onde vivem mais de 80.000 pessoas, onde o terremoto interrompeu a inoculação do coronavírus.

“As pessoas estavam recebendo vacinas quando o terremoto aconteceu. Elas correram em pânico”, disse o morador de Maumere, Yulius Tara.

“Havia mais de 200 pessoas … e o evento (vacinação) parou por causa do terremoto.”

Milhares em Maumere buscaram segurança em locais mais elevados, temendo um tsunami.

“Vamos ficar aqui … porque temos medo de tremores secundários”, disse Husri Tamrin.

‘Foi forte’

O Pacific Tsunami Warning Center disse que o terremoto não representa mais uma ameaça de tsunamis, após o aviso prévio de que tais ondas eram possíveis em um raio de 1.000 quilômetros do epicentro.

As autoridades indonésias também suspenderam o alerta de tsunami.

“Eu estava checando meu telefone quando o terremoto aconteceu. Senti por 30 segundos. Foi forte”, disse Alwan, morador de Buton, no sudeste de Sulawesi – uma das áreas onde o alerta de tsunami foi emitido.

A Indonésia experimenta terremotos e erupções vulcânicas frequentes devido à sua posição no “Anel de Fogo” do Oceano Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica onde as placas tectônicas colidem do Japão através do Sudeste Asiático e através da bacia do Pacífico.

Entre a história de terremotos mortais da Indonésia está um tremor devastador de magnitude 9,1 em 2004 que atingiu a costa de Sumatra e desencadeou um tsunami que matou 220.000 em toda a região, incluindo cerca de 170.000 na Indonésia.

A tragédia do Boxing Day foi um dos desastres naturais mais mortíferos da história.

Em 2018, um forte terremoto sacudiu a ilha de Lombok e vários outros tremores se seguiram nas semanas seguintes, matando mais de 550 pessoas na ilha de férias e na vizinha Sumbawa.

Mais tarde naquele ano, um terremoto de magnitude 7,5 e um subsequente tsunami em Palu, na Ilha de Sulawesi, deixaram mais de 4.300 mortos ou desaparecidos.

*Tradução: BSB Times – Original em inglês: https://www.japantimes.co.jp/news/2021/12/14/asia-pacific/indonesia-earthquake-offshore/

Rogério Cirino de Sá Ribeiro, goiano, 51 anos, casado, três filhos. Bacharel em Administração de Empresas pela UNIPLAC. Licenciado em História pela UPIS e MBA em Gestão de Projetos pela ESAD. Empresário do audiovisual desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui