Conversamos com Silvério da Silva, 48 anos, especialista em segurança privada, casado há mais de 22 anos, dois filhos, nascido e criado em Planaltina-DF, verdadeiramente, um filho da cidade.
BSB – Silvério, é verdade que você pensa em ser Deputado Federal por Planaltina?
SS – Sim. Planaltina nunca teve um pré-candidato à Deputado Federal que conheça tão bem a cidade. E também nunca teve um representante na Câmara Federal.
BSB – É claro que um Deputado Federal não é só de Planaltina, como nacional, mas o que realmente deseja pra cidade?
SS – Como o primeiro Deputado Federal genuinamente de Planaltina desejo colocá-la na história do país, bem como mostrar o respeito que ela merece e resgatar os valores da cidade-mãe de Brasília.
BSB – Há algum projeto especial de desenvolvimento que você sonha pra Planaltina, para o DF e o Brasil?
SS – Tenho sim. Através da área federal, destinar recursos para a recuperação da nossa cultura e do turismo, trazendo empreendedores para investirem na cidade histórica de Brasília, e muito mais…
BSB – Parece que a cidade só tem você com essa pretensão, o que planeja para conquistar os votos planaltinenses?
SS – Até agora sou o único pré-candidato à Deputado Federal nativo da cidade e planejo criar instrumentos para que os planaltinenses valorizem mais Planaltina. E, durante a campanha, vamos pedir pra não votarem em gente de fora que não conhece Planaltina, por que sempre vem uns forasteiros com conversa bonita e levam nossos votos. Nossa cidade merece respeito!
BSB – Você faz parte de algum grupo político no DF? E já tem algum partido que favoreça, matematicamente, alcançar uma cadeira na Câmara Federal?
SS – Sim. Atualmente, faço parte de um grupo experiente que vai me dizer qual a legenda. Como serei bem orientado na questão da nominata e do quociente eleitoral, tenho a certeza que quando chegar a eleição, conquistarei uma cadeira na Câmara Federal, até por que Planaltina possui 140 mil eleitores e, de acordo com os cálculos, só vou precisar de 10% do quociente eleitoral, que deve ficar em torno de 17 mil votos.
Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.