Prato principal para ceia de Natal: receitas fáceis e baratas

Cuzcuz de camarão para o Natal: o crustáceo preferido dos brasilerios anda barato e é perfeito para essa receita inusitada e deliciosa

Separamos três receitas fáceis e relativamente baratas para você que está no ‘desespero’ e ainda não sabe o que preparar para a o Natal deste ano – Lombo, peru e cuscuz

Fonte: Yoki/Press Mídia

O prato principal é o momento mais esperado da ceia, capaz de atrair todos à mesa para saboreá-lo, além de proporcionar um momento especial e de união entre família e amigos. Acertar na escolha do cardápio é primordial, afinal se espera que a refeição de Natal seja diferente de tudo aquilo que se come durante o ano. Viu o tamanho da responsabilidade no preparo?

A Yoki, que é referência há mais de três décadas oferecendo os melhores ingredientes para as ceias, lista três receitas campeãs do Natal: o peru assado com farofa cítrica, o lombo recheado com farofa e o cuscuz de camarão.

Vamos adiantar o spoiler: os pratos principais da ceia demoram a ficar prontos. Esse tempo maior caprichando na cozinha se transforma em satisfação quando o banquete é saboreado entre conversas, garfadas e risadas! Bora anotar as receitas para esse dia de fartura e compartilhe o prato nas redes sociais com a hashtag #ReceitasYoki.

Clique Para Download

Lombo Recheado com Farofa

Lombo Recheado com Farofa

Tempo de preparo: 2h30 minutos

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

● 1 lombo descongelado

● Sal e pimenta do reino à gosto

● Suco de limão

● 140g de bacon em cubos

● 1 col. de sopa de manteiga

● 2 dentes de alho amassados

● 1 cebola picada

● 2 tomates picados

● 1 xíc. de chá de Farofa Premium

● 2 ovos cozidos picados

● ½ xíc. de chá de azeitona preta picada

● 2 col. de sopa de salsa

● 1 xíc. de chá de vinho branco

Preparo: Com ajuda de uma faca, abra a carne formando uma manta. Tempere com o sal, a pimenta e o suco de limão e deixe marinar na geladeira enquanto prepara a farofa. Agora o recheio: em uma panela, doure o bacon em sua própria gordura; acrescente a manteiga, o alho e a cebola e deixe dourar. Junte os tomates e refogue. Acrescente a farofa, os ovos, as azeitonas e a salsinha. Distribua o recheio sobre o lombo, enrole-o (como um rocambole) e amarre com ajuda de um pedaço de barbante. Em uma assadeira, coloque o lombo e regue com o vinho branco; cubra com papel-alumínio e leve para assar por 1 hora em forno a 200 ºC; Retire o papel-alumínio e asse por mais 40 minutos. Durante o cozimento, regue o lombo com o caldo da assadeira. Retire o barbante e sirva.

Clique Para Download

Cuscuz de Camarão

Tempo de preparo: 1h30 minutos

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

● 3 colheres de sopa de azeite

● ½ cebola média em cubos

● 1 alho picado

● 1 pimentão verde picado

● 1 copo de água

● 3 tomates picados

● 3 colheres de sopa de extrato de tomate

● 400g de camarão limpo e sem casca

● 2 xíc. de chá de farinha de milho

● 1 xíc. de chá de Farofa

● Molho de pimenta, manjericão, salsa e coentro a gosto

● Tomate cereja e azeitonas pretas

Preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Acrescente o pimentão, a água, os tomates, o extrato de tomate, o camarão, o molho de pimenta, a salsa, o coentro e o manjericão. Deixe no fogo por 5 minutos. Junte aos poucos a farinha de milho e a farofa. Mexa até formar uma massa homogênea. Decore o fundo e as laterais da forma com os tomates cereja e azeitonas. Espalhe a massa e aperte bem com uma colher. Deixe esfriar e desenforme. Sirva em seguida.

Clique Para Download

Peru Assado com Farofa Cítrica

Peru Assado com Farofa Cítrica

Tempo de preparo: 3h30 minutos / 3h a 10h de marinada

Rendimento: 8 pessoas

Ingredientes:

● Peru de 5 kg inteiro

● Sal a gosto

● 3 dentes de alho

● Ervas Kitano variadas — tal como: alecrim, salsinha, tomilho, louro, etc

● 2 xícaras de vinho branco seco

● Manteiga a gosto

● 250g Farofa tradicional

● 1 cebola

● Raspas e suco de 2 limões

Preparo: Faça uma marinada para o peru com o sal, o alho, as ervas e o vinho branco e deixe a ave descansar de 3h a 10h na geladeira. Retire da geladeira, escorra bem e leve-o para a bancada. Levante a pele do peito e das coxas com cuidado. Espalhe um punhado bem generoso de manteiga (em temperatura ambiente e com consistência pastosa) por baixo da pele do peru. Coloque por cima mais algumas folhas de ervas. Ponha o peru em uma assadeira não muito maior que ele, despeje a marinada e cubra tudo com papel-alumínio. Leve ao forno médio (180ºC) por 3/4 do tempo necessário (normalmente, conta-se 50 minutos por quilo de ave). Banhe a ave de vez em quando com a marinada e, se secar, complete com água. A seguir, descarte o papel-alumínio e banhe com mais um pouco do caldo que se formou na assadeira. Regue com azeite e aumente o forno (220°C) para cozinhar pelo 1/4 de tempo restante, até que a ave doure e fique com a pele crocante. Enquanto faz esse processo, adiante o preparo da farofa que irá acompanhar o peru. Em uma panela, coloque 2 colheres de sopa de manteiga e a cebola picadinha com uma pitada de sal. Depois que a cebola murchar, coloque o suco de limão e a farofa. Mexa bem, acerte o sal e finalize com raspas de limão. Quando o peru ficar pronto, coloque-o em uma travessa e disponha a farofa ao redor dele e sirva a seguir. Para decorar, coloque damascos ou outras frutas secas da época.

No site da Yoki tem muito mais acesse o site aqui.

Rogério Cirino de Sá Ribeiro, goiano, 51 anos, casado, três filhos. Bacharel em Administração de Empresas pela UNIPLAC. Licenciado em História pela UPIS e MBA em Gestão de Projetos pela ESAD. Empresário do audiovisual desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui