Brasil pede autorização da China para abertura de novo consulado

Atualmente, o Brasil tem representações na capital Pequim, em Xangai e Cantão, além de um consulado em Hong Kong

Após alguns anos em contração, o Ministério das Relações Exteriores pretende expandir sua atuação em 2022, com a abertura de cinco novos consulados. Após a instalação da embaixada em Manama, no Bahrein, no final do ano passado, o plano agora é ampliar a equipe em Pequim, e a abertura de um novo consulado em Chengdu, capital da província de Sichuan, na China.

Atualmente, o Brasil tem representações na capital Pequim, em Xangai e Cantão, além de um consulado em Hong Kong. Segundo o jornal O Globo, o Itamaraty solicitou que a embaixada do Brasil no gigante asiático pedisse aprovação do governo chinês para a ter uma quarta representação diplomática.

A instrução foi enviada de Brasília no final de dezembro, após uma primeira sondagem feita junto ao Ministério do Exterior da China. O Itamaraty justifica a necessidade do consulado em Chengdu por ser na parte central da China, um país continental. Além disso,  serviria como plataforma para o incremento das relações comerciais, econômicas e de ciência e tecnologia com a região. Ainda segundo o governo brasileiro, os setores que mais interessam ao comércio bilateral são agricultura, mineração, turismo, e indústrias farmacêutica e de alta tecnologia.

A chefe do Departamento de Informação do Ministério do Exterior chinês, Hua Chunying, afirmou que essa iniciativa brasileira é um bom sinal para as relações bilaterais. Acredita-se que Pequim deve seguir a norma diplomática de equivalência no número de representações em cada país, podendo requisitar a abertura de mais um consulado chinês no Brasil, onde já tem três (São Paulo, Rio de Janeiro e Recife).

Ao longo de 2022, o Itamaraty estuda ter uma nova delegação para representar o Brasil na União Africana, em Adis-Abeba, na Etiópia, além de novos consulados em Marselha, na França, e nos Estados Unidos, provavelmente em Seattle.

Fonte: Diplomacia Business

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui