O palanque vertical Planalto/Buriti pode forçar desistência de pré-candidatos ao GDF

Partidos que têm candidatura ao Planalto devem verticalizar palanques nos estados

Todos os pré-candidatos ao Buriti estão nas mãos dos diretórios nacionais dos partidos; Izalci com Dória, Rosilene com Lula, Ibaneis com Tebet, Reguffe com Moro, Leila com Alessandro, se o Cidadania não federalizar com o PSDB ou o Podemos, o PDT-DF com Ciro se ele continuar, e, agora, quem cederá palanque no DF para Bolsonaro já que seu partido PL é da base do governador do MDB?

Por mais vontade que se pretenda para uma candidatura ao GDF, deve se levar em conta que as alianças nacionais e as federações podem mudar o rumo das decisões.

A exemplo disso Lula e Bolsonaro, um pelo PT busca fazer federação de partidos de centro-esquerda (PT, PSB, PCdoB e PV) e o outro pelo PL procura construir uma grande coalizão partidária de centro-direita (PL, PP e Republicanos), com isso alguns pré-candidatos ao governo não podem tomar decisões antes de combinarem com a nacional.

Para que ocorra uma aliança ou uma federação partidária, dirigentes terão que abrir mão de interesses em alguns estados, todavia os ensaios de pré-candidaturas ao governo podem não se consolidar.

No caso de Moro, Ciro e Dória não é diferente, o ex-juiz no Podemos pretende formar palanque verticalizado Planalto/Buriti, o ex-governador do Ceará no PDT precisa urgentemente definir seus palanques estaduais e o governador de São Paulo no PSDB ainda não atraiu partidos para aliança, portanto, indefinição em cima, também é indefinição embaixo.

E Simone Tebet, do MDB, Rodrigo Pacheco, do PSD, Alessandro Vieira, do Cidadania, André Janones, do Avante, Felipe D’Ávila, do Novo, e Leonardo Péricles, do UP, não se sabe se permanecerão até a lista definitiva de candidatos nas convenções partidárias, que vão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto de 2022, pois alguns já estão desistindo, como é o caso do ex-ministro Luiz Henrique Madetta, do União Brasil, e o Cabo Daciollo, do PMN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui