Barragem em Minas: prefeito confirma inundação parcial da cidade

Barradem da Carioca em Pará de Minas: 99% de chance de ropimento - foto: redes sociais

Ônibus da prefeitura estão retirando moradores das áreas mais baixas

Por Rogério Cirino*

Nas proximidades da Usina do Carioca em Pará de Minas estão alagadas, no Centro-Oeste de Minas. A confirmação veio do prefeito da cidade, Elias Diniz ainda neste domingo (9/1).

Em vídeo compartilhado nas redes sociais o prefeito informa que um ônibus ficará disponível para a retirada de famílias da região e a criação de dois pontos de apoio na zona rural do município, onde fica localizada a barragem, para receber esses moradores.

 “Já verificamos e várias partes aqui da parte debaixo já inundou tudo. Isso é um alerta, não é fake news. Pedimos a compreensão das pessoas que estão próximas ao ribeirão aqui do São João e do Paciência para que desocupem suas casas, vai para lugares mais altos em casas de parentes ou pessoas que possam te ajudar”, alerta.

Foi montado Centro de Operações coordenando Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, dentre outros órgãos de segurança para monitoramento constante da situação.

“É um momento de alerta total, pois sabemos que os aguapés pesaram muito a comporta da barragem. Ainda não sabemos como se encontra a situação envolvendo Britos e até mesmo a barragem de Benfica em Itaúna, e pode ocorrer um efeito dominó”, explica o prefeito.

Órgãos de segurança ainda orientam famílias ribeirinhas que vivem abaixo da Usina do Carioca para que deixem as casas. “Pelo amor de Deus”, pediu um dos voluntários ao comunicar os riscos a moradores.

Segundo avaliação o risco de rompimento da barragem é de 99%.

O alerta foi emitido para proximidades do Rio São João e Pará nas seguintes cidades: Pitangui, Onça do Pitangui, São João de Cimas, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.

 

*Com informações de O Estado de Minas

 

 

Rogério Cirino de Sá Ribeiro, goiano, 51 anos, casado, três filhos. Bacharel em Administração de Empresas pela UNIPLAC. Licenciado em História pela UPIS e MBA em Gestão de Projetos pela ESAD. Empresário do audiovisual desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui