BAR APOLO, ARAGUARI-MG

Foto Lucas Lieggio - Dez/2021

Caso esteja de passagem pela cidade de Araguari-MG, e de repente está procurando um lanche rápido, com salgados quentinhos, indico experimentar a melhor coxinha do Brasil!! Esse local é o Bar Apolo, onde tem a coxinha mais famosa da região, foi saboreada até pelo Presidente Jair Bolsonaro, e também pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Ótimo ambiente para lanches, atendimento rápido e a melhor coxinha de carne de porco do Triângulo Mineiro!

Interior do Bar Apolo, onde tem uma coxinha gigante na decoração! (Foto: Lucas Lieggio -Dez/2021)

É um bar simples, mas arrumadinho… Ao mesmo tempo tem muita tradição tanto nas coxinhas, quanto na história do lugar. As coxinhas são realmente boas e já são tradição em Araguari há bastante tempo.

O local funciona há 51 anos no mesmo ponto e a mesma receita de coxinha, então, indo lá também é uma viagem no tempo…

A história do Bar Apolo nesses quadros no interior da loja. 

Conheça a história do Bar Apolo

Fundado em 5 de janeiro de 1971, por José Alvim Salomão, natural de Estrela do Sul, e Vilma de Fátima Clemente Salomão, araguarina. O casal se uniu em matrimônio em 1960 e tiveram cindo filhos: David, Sara, Daniel, Danilo e Dimas.

José Alvim Salomão e Vilma de Fátima Clemente Salomão
Da esq. p/ direita filhos de José Alvim e Vilma: Daniel, David, Sara, Dimas e Danilo

O nome do bar foi uma homenagem ao grande feito daquele século, a chegada à Lua pelo homem.

A missão espacial Apolo 11, expedição da NASA, que pousou no satélite da Terra em 20 de julho de 1969, contou com muita repercussão e admiração.

Missão Espacial Apolo 11 – NASA 1969

O cunhado de Vilma, Marne Ferreira Alves, comerciante na cidade e incentivador do novo negócio, sugeriu o nome, tendo como inspiração a seguinte frase: “Um nome forte para subir e ser coroado de êxito.”

Paulinho Nogueira /Paulo Nogueira Cruvinel /Jose Alvim Salomao /Marne Ferreira Alves /Marne Ferreira Alves Junior

A coxinha, o salgado mais procurado pelo estabelecimento, foi desenvolvido a partir de várias tentativas de ingredientes e temperos, sendo ensinado a Vilma, pelas irmãs de seu esposo, Geralda e Rita Salomão.  A partir da receita inicial, a culinarista pesquisou produtos e chegou ao ponto ideal.


As famosas coxinhas e o tradicional guaraná Santana.

O objetivo principal do casal Vilma e José, era oferecer salgados de boa qualidade e preço acessível.

José conciliava seu ofício de carpinteiro com o bar, ajudado pelo cunhado João Di tano, enquanto Vilma cuidava da feitura dos salgados. Vilma também produzia outros tipos de salgados.

Com a suplementação das coxinhas na preferência dos consumidores, aumento das vendas, inclusive para outros estabelecimentos e até para consumidores de outras cidades, Vilma passou a produzir somente as coxinhas, fundando assim, a indústria Coxinhas Apolo. Sua Nora Deleire, passou a produzir os demais salgados para abastecer o bar.

Os filhos do casal Vilma e José, se envolveram com o cotidiano laboral do estabelecimento.

Com o falecimento de José Alvim, no ano 2000, aos 80 anos, seu filho Danilo Alvim Salomão, assumiu o comando do bar, tendo o apoio do irmão mais novo, Dimas Alvim Salomão. Na fábrica, Vilma conta com o apoio da filha Sara.

Atravessando décadas e superando dificuldades, o Bar Apolo continua no mesmo endereço, procurando manter o que o casal Vilma e José idealizaram: Qualidade, singeleza e preço acessível.

Caro leitor, eu mesma estive lá em dezembro de 2021, e posso afirmar: As coxinhas são maravilhosas!!! Vale a pena experimentar!!

Patrícia Sárib – (Foto Lucas Lieggio, Dez/2021)

Há 51 anos, o Bar Apolo está no mesmo local! Localizado na Rua Dr.Afrânio, 52 – Centro de Araguari-MG, e fica aberto de segunda à sábado das 8 às 23h.

Fachada anos 90
Fachada atual

Fonte da matéria: Quadro exposto na parede do Bar Apolo e por Patrícia Sárib, para o BSB Times.

Fotos: Lucas Lieggio, tiradas no local em dezembro de 2021. Demais fotos: Google imagens.

Patricia Sárib, casada, 1 filha, estudante de Letras/Português pela UNIP, artesã no segmento sustentável., DJ espécialista em Flashback dos anos 70, 80, 90 e 2000/2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui