Rússia realizará exercícios navais com todas as suas frotas

Toda a frota Russa estará mobilizada para os exercícios em fevereiro - Imagem: naval.com.br

Moscou anunciou os exercícios para o próximo mês

Por Hélio Rosa*

Segundo o anúncio todas as frotas estarão envolvidas no exercício que se extenderá do Pacífico ao Atlântico. As manobras são uma clara demonstração de força ao Ocidente diante da crise na fronteira com a Ucrânia.

Segundo a nota os exercícios ocorrerão para além das águas adjacentes à Rússia e incluirão manobras no Mediterrâneo, Mar do Norte, Mar de Okhotsk, nordeste do Oceano Atlântico e o Pacífico.

Ao todo serão  140 navios de guerra e embarcações de apoio, 60 aviões, 1.000 unidades de equipamento militar e cerca de 10.000 militares.

Fora o anúncio a movimetnação de militares russos observadas pela OTAN dão conta de um severo aumento de tropas na fronteira com a Ucrânia. Moscou nega qualquer plano de invasão, mas segundo fontes da OTAN isso é uma possibilidade real.

Além disso umvídeo postado no Facebook mostrou o mais novo submarino convencional da Frota Russa noo Pacífico testando um míssil de cruzeiro Kalibr em um alvo terrestre em posições no Mar do Japão.

*Com informações da Reuters

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui