Claudio Abrantes comunica chegada do asfalto à Pedra Fundamental do DF

Deputado distrital abriu o início das obras de pavimentação da pista de acesso ao mais antigo monumento da capital federal. Parlamentar é autor de projeto que visa a preservar o marco

Mais antigo monumento da capital do País, a Pedra Fundamental o Distrito Federal terá seu acesso pavimentado. As obras de asfaltamento do trecho da DF-128 que liga a Pedra a Planaltina começaram na manhã desta segunda-feira (31/1). “A preservação, a manutenção as melhoras relativas à Pedra Fundamental são um compromisso do poder público com a nossa própria história, um legado que ficará para as futuras gerações”, comentou o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT), apoiador da obra.

As obras serão executadas pelo DER, e são fruto da articulação do parlamentar junto ao órgão. “Agradeço ao DER, ao seu presidente Fauzi Nacfur, ao governador Ibaneis Rocha por atenderem aos nossos pedidos”, disse Claudio Abrantes.

A Pedra Fundamental fica no Morro do Centenário, na Região Administrativa de Planaltina, e foi inaugurada pelo presidente Epitácio Pessoa no dia 7 de setembro de 1922, data em que a Independência do Brasil celebrava um século. Desta forma, neste ano o monumento completa cem anos.

A previsão para a conclusão dos trabalhos, que envolvem cerca de dois quilômetros de asfaltamento, é até a data do centenário. As obras beneficiarão ainda cerca de 90 propriedades rurais vizinhas.

“Esse é o início de um amplo projeto de valorização histórica, cultural e cívica no qual estamos trabalhando”, adiantou Claudio Abrantes. O deputado é autor do Projeto de Lei Complementar no 87/2021, que cria o Parque da Pedra Fundamental. A proposição será tema de Audiência Pública.

O futuro parque terá por finalidade preservar a área circunvizinha ao monolito, bem como transformar o local em um ponto devidamente preparado para receber visitantes, entre os quais estudantes, turistas e cidadãos que desejem conhecer mais sobre a história da capital.

No último dia de outubro de 2021, a Pedra foi vítima de atentado a bala. Ao menos 17 tiros atingiram o monumento. “Esse é um dos problemas que a criação do Parque, com implementação da devida infraestrutura, deverá mitigar”, alertou Claudio Abrantes.

Em setembro do ano passado, o parlamentar foi agraciado com Comenda e Certificado Centenário da Pedra Fundamental do DF, tornando-se oficialmente um defensor desse importante marco da história de Brasília.

ASCOM, Deputado Distrital Claudio Abrantes (PDT)

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui