Caiado e Mendanha polarizam disputa para o Governo do Estado, aponta pesquisa Voga BR

Disputa entre democrata e ex-emedebista promete polarizar eleições em Goiás

Pelo visto, a disputa entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido) será intensa ao longo do período eleitoral.

A polarização entre a dupla ficou evidente a partir da nova pesquisa Voga BR, encomendada pelo Grupo Gazeta e divulgada na última quinta-feira (03/02).

No levantamento foram medidas diversos cenários. Na pesquisa estimulada – aquela que o entrevistador apresenta o nome dos candidatos para o entrevistado – o governador Ronaldo Caiado apresenta 33,71% das intenções de voto enquanto Mendanha, 17,60%. Marconi Perillo (PSDB), que já governou o Estado em quatro oportunidades, tem 9,05%. O tucano, no entanto, ainda não definiu qual cargo irá concorrer ao longo das eleições.

Na pesquisa estimulada ainda foram mensurados os nomes do senador da República, Vanderlan Cardoso (PSD), com 4,46% dos votos, no entanto o parlamentar garante que não concorrerá a cargos neste pleito. Na quinta posição, aparece o deputado federal Major Vitor Hugo, do PSL, que tenta emplacar seu nome como representante do presidente Jair Bolsonaro na disputa pelo Palácio das Esmeraldas. Ele teria 3,47% da intenção eleitoral. Fecha a rodada Jânio Darrot, do Patriota, com 0,62% e Wolmir Amado, do PT, com 0,37%.

Darrot, no entanto, desistiu da pré-candidatura e irá apoiar o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha ao longo do pleito. O candidato petista também avalia os cenários e pode abrir mão da candidatura caso um nome mais forte tope fazer palanque em solo goiano para o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Chama a atenção no levantamento estimulado, o número daqueles que não sabem ou não quiseram opinar: 13,51%. Nulos são 5,58%, seguido pelos votos brancos, 4,09%.

“Não sabem ou não respondem” lidera no cenário espontâneo

Quando o entrevistador não coloca nomes no levantamento e o entrevistado responde qualquer candidato, o governador Ronaldo Caiado também aparece na primeira posição, mas com menor índice: são 20,45% os que votariam hoje no democrata. Gustavo Mendanha segue na segunda posição com 10,53% da intenção de voto do eleitorado entrevistado. Chama atenção aqueles que não quiseram responder ou não sabem em quem votar: 55,76%, “liderando” essa pesquisa.

Neste cenário, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece com bem menos intenção de voto e foi lembrado por 2,85%. O Major Vitor Hugo (PSL) tem 2,35% das intenções de voto e Vanderlan Cardoso, 1,86%. Wolmir Amado e Jânio Darrot, 0,12%, mesmo índice do pré-candidato a vice-governador, Daniel Vilela, do MDB.

Nesse levantamento, o deputado estadual Lucas Calil, do PSD e o empresário Otavinho Lage (PSDB) que sequer manifestaram o interesse em concorrer ao Palácio das Esmeraldas, também aparecem com 0,12%.

Mais da metade dos entrevistados aprovam gestão Caiado

O levantamento também mediu o contentamento com a gestão do governador Ronaldo Caiado. A administração é aprovada por 51,30% dos entrevistados pelo Instituto. 29,24% desaprovam o democrata enquanto que 19,45% não sabem ou não opinaram.

Enquanto 8,18% consideram a gestão “ótima”, 9,67% avaliam como “péssima”. 30,48% avaliam a gestão como “boa” e o mesmo índice para aqueles que consideram a administração “regular”. 10,41% acham que Caiado faz um governo “regular” enquanto 10,78% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 28 de janeiro e colheu 807 entrevistas com eleitores goianos. Grau de confiança 95% e tem 3,5% de margem de erro para mais ou para menos. Foi registrada no TSE (BR – 022119/2022) e no TRE/GO (GO – 08694/2022).

Domingos Ketelbey, Diário de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui