Detran-DF intensificará Campanha de Volta às Aulas 2022

Com o retorno das atividades na rede pública de ensino nesta segunda (14), órgão elaborou novo cronograma de ações para promover, ainda mais, a segurança no trânsito perto das escolas

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA

A partir desta segunda-feira (14), o Detran-DF realizará, por meio das diretorias de Educação, Engenharia e Fiscalização de Trânsito, uma série de novas ações com foco na volta às aulas na rede pública de ensino do Distrito Federal.

Um cronograma inicial estava em vigor desde 31 de janeiro, quando houve o retorno das aulas nas escolas particulares. A nova programação prevê a intensificação das ações educativas, de fiscalização e de sinalização de trânsito.

Com o retorno das aulas nas escolas públicas, a expectativa é que, ao todo, 600 faixas recebam pintura nova ainda no mês de fevereiro, todas elas em perímetro escolar | Foto: Divulgação Detran-DF

Veja também:


 

A partir das 7h20 de segunda-feira, haverá uma grande ação educativa em frente ao CEF Polivalente da 913 Sul, trabalhando junto às famílias, estudantes e professores temas como os cuidados ao contratar transporte escolar, redução de velocidade no perímetro escolar e a parada em fila dupla, entre outras atitudes que podem colocar as crianças em risco.

Neste ano, o condutor de veículo de transporte escolar também será público-alvo das ações educativas de volta às aulas do Detran. O objetivo é levar conscientização a esses motoristas para que possam, cada vez mais, transportar as crianças com segurança.

Os pais e/ou responsáveis podem consultar no site do Detran a lista atualizada dos transportes escolares e checar se o autorizatário está em dia com todos os itens exigidos pelo órgão de trânsito.

O Detran promoverá, ainda, uma campanha educativa nas mídias sociais sobre o respeito ao pedestre na faixa, que fará um alerta à população para este período de volta às aulas.

Fiscalização

Também a partir de segunda-feira, a Diretoria de Fiscalização intensificará as ações nas faixas de pedestres, na organização do tráfego em frente às escolas e na autuação de veículos parados e/ou estacionados irregularmente. Além disso, serão verificadas as condições dos escolares.

Os agentes de trânsito atuarão, diariamente, nas proximidades de pelo menos 20 escolas diferentes. Nesses locais será realizada a Operação Faixa Segura, que tem o objetivo de lembrar os condutores sobre o respeito ao pedestre na faixa.

Equipes do Detran levarão ações educativas a diversas escolas do DF | Foto: Divulgação/Detran

As equipes também estão atentas à organização do tráfego perto das escolas, por isso, estão de prontidão para intervir em casos de retenções. A recomendação da Diretoria de Fiscalização é para que os pais estacionem regularmente a fim de evitar interrupção no fluxo dos veículos e atropelamentos de pedestres.

Em relação aos veículos de transporte escolar, mesmo com a prorrogação das autorizações, a fiscalização ocorrerá com o objetivo de verificar as condições dos pneus, sistema de iluminação, tacógrafo e cinto de segurança. Por dia, serão realizadas cerca de quatro operações em todas as regiões do DF.

Engenharia

A Diretoria de Engenharia está trabalhando desde o dia 31 de janeiro com três equipes exclusivamente dedicadas à revitalização/pintura das faixas de pedestres localizadas nas proximidades de escolas. As equipes estão atuando nos dois períodos: diurno e noturno.

Com o retorno das aulas nas escolas públicas, a expectativa é que, ao todo, 600 faixas recebam pintura nova ainda no mês de fevereiro, todas elas em perímetro escolar. Até o momento, cerca de 300 já foram revitalizadas. Além disso, as sinalizações verticais (placas de trânsito) desses locais também serão verificadas.

Para solicitar uma sinalização de trânsito, como, por exemplo, uma faixa de pedestre, o interessado deve comparecer a uma unidade do Detran que tenha o setor de protocolo. Lá, vai preencher formulário próprio de requerimento de serviço, informando o tipo de sinalização, endereço do local a ser sinalizado e dados pessoais do requerente (nome, RG, CPF, endereço e telefone).

A solicitação deverá ser acompanhada da exposição de motivos e do endereço exato do local onde se percebeu a necessidade de sinalização, com indicação de pontos de referência. Para a implantação de faixa de pedestre, é necessário realizar o estudo técnico que irá avaliar a geometria da via, fluxo de veículos e de pedestres, entre outros requisitos.

Rogério Cirino de Sá Ribeiro, goiano, 51 anos, casado, três filhos. Bacharel em Administração de Empresas pela UNIPLAC. Licenciado em História pela UPIS e MBA em Gestão de Projetos pela ESAD. Empresário do audiovisual desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui