‘Os eleitores vão perceber que será bom ter Lula Presidente e Magela governador’, disse Geraldo Magela

Em entrevista, o ex-deputado federal e atual pré-candidato ao GDF, Geraldo Magela, apresenta convicção

Geraldo Magela Pereira nasceu em Patos de Minas em 26 de dezembro de 1956. Bancário aposentado, funcionário do Banco do Brasil desde 1979. Duas vezes deputado distrital, três vezes deputado federal, foi candidato bem votado a governador em 2002 e a senador em 2014. É casado com a jornalista Socorro Aquino e pai da universitária Mariana Pereira.

BSB. Com uma história eleitoral de bons resultados, atualmente você está em qual função política?

GM. Hoje eu estou como Vice-presidente do PT no Distrito Federal e Diretor de Cooperação Internacional da Fundação Perseu Abramo, que é uma fundação do PT.

BSB. Como pré-candidato ao Governo do Distrito Federal pelo PT, o quê falta para definir oficialmente esta disputa?

GM. Sempre há disputas dentro do PT para escolher os seus candidatos. Desta vez, a direção nacional do nosso Partido pediu para evitarmos prévias. Nós estamos aguardando as orientações da nossa direção nacional e do Lula. Eles estão acompanhando todos os estados e vão orientar a indicação do nome também aqui no DF. Portanto, estamos esperando esta decisão para o mês de abril, no máximo.

BSB. No passado, você quase venceu o ex-governador Roriz em uma eleição disputadíssima para governador. A que você atribuiu aquela façanha?

GM. A maior força do PT é a sua militância. E nós apresentamos um bom programa de governo naquela época e tivemos a parceria com o Lula. Na eleição deste ano, vamos repetir tudo aquilo de novo: vamos ter um bom programa, nossa militância vai para as ruas e vamos estar juntos com o Lula. Isso vai nos ajudar a vencer.

BSB. A polarização entre Lula e Bolsonaro pode atrapalhar sua candidatura ao GDF, uma vez que há pré-candidatos de outras frentes que apoiarão Sérgio Moro e Ciro Gomes?

GM. Na minha opinião, o embate será entre dois pólos: de um lado estarão Ibaneis e Bolsonaro e do outro lado estaremos Magela e Lula. Os eleitores vão perceber que será muito bom para Brasília ter Lula Presidente e Magela governador. Então, estar junto com Lula vai nos ajudar e nós vamos fazer um palanque leal e forte para Lula aqui no DF e no entorno.

BSB. O PT nacional pretende se federar com o PV-PSB-PCdoB, nos quais há pré-candidatos ao Buriti. Caso o PT-DF decida entre você e a professora Rosilene, você abriria mão para outro nome da possível federação?

GM. Nós vamos decidir conjuntamente com os partidos da Federação, que também apresentam bons nomes. E vamos decidir usando vários critérios: experiência, competência, capacidade de ampliar a votação, condições de fazer um bom governo e olhando as pesquisas. Portanto, no final poderá ser escolhido um nome do PT ou de outro partido. Mas, todos nós sabemos que a direção da campanha do Lula terá uma forte influência na decisão.

BSB. Em pesquisas recentes, seu nome ficou em terceiro, encostado no senador Izalci Lucas do PSDB. Você acha que consegue construir uma aliança com partidos de centro que possa levá-lo ao segundo turno?

GM. A eleição para governador será muito disputada e a decisão só se dará no segundo turno. Portanto, nós vamos construir uma aliança para ganhar a eleição e para governarmos juntos. Esta aliança pode ser formada já no primeiro turno ou no segundo. O importante é substituir a dupla Bolsonaro e Ibaneis por Lula e um governador que seja seu aliado. Todos que não estiverem com Ibaneis no primeiro turno vão estar contra ele no segundo.

BSB. Caso você não vá para o segundo turno, numa eventual disputa entre Ibaneis e Reguffe; Ibaneis e Izalci ou Ibaneis e Leila, quais desses nomes você apoiaria? E porquê?

GM. Como eu estarei junto com o Lula, com uma boa aliança e com a militância unida, eu acredito que o segundo turno será entre eu e o Ibaneis. E, claro, vou pedir apoio a todos os demais candidatos. O meu compromisso é este: quem de nós for para o segundo turno, deve receber o apoio dos demais. E eu sou conhecido e respeitado na política por ser cumpridor de acordos.

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

20 COMENTÁRIOS

    • Meu candidato ao governo do Distrito Federal é Geraldo Magela. Reúne todos os requisitos que julgo essenciais para quem pretende governar o DF pelos próximos 4 anos.

  1. Sim! Vou votar em Magela. Já tivermos Magela como Distrital e como Senador, sempre com postura e posições muito coerentes. Está na hora de darmos uma chance para Magela mostrar como atua como governador!!

  2. Ter um governador no DF e que seja aliado de primeira hora do Presidente Lula, sem sombra de dúvida será excelente para o DF. A população do DF vai perceber e levar em conta esse importante detalhe. E Magela possui bagagem política e administrativas para fazer um excelente governo. Já demostrou isso no Parlamento Federal, na Câmara Distrital e como Secretário de Habitação do DF. Magela está mais do que preparado para ser o GOVERNADOR DO DF.

  3. Bom dia, pessoa com máxima capacidade para governar o DF, principalmente onde mais necessitamos, saúde, educação e segurança, com muita experiência, vontade e disposição…

  4. Sem sobra de dúvidas não falta experiência para Geraldo Magela, que junto com o presidente Lula vai transformar Brasília no exemplo de urbanização e desenvolvimento para o resto do país.

  5. Pra ganhar do ” INGANES” e “BOLSONAZI” é preciso sem sombra de dúvidas estar com LULA e o nome que no momento melhor representante o lado de Lula é o MAGELA do PT.
    Mas pera governar vai ser necessário eleger uma maioria de Parlamentares,por isso é necessáriao eleger deputadxs do campo do governador MAGELA e do presidente Lula.
    A direta mostrou que governa pra poucos e o povo entendeu isso.

  6. Magela é um grande politico e um grande ser humano e tenho certeza que conseguirá unir o partido em torno da sua candidatura é construirmos um novo Distrito Federal

  7. Magela, você está muito coerente na sua entrevista. O importante é um projeto primeiro de País. Em seguida, de Brasília.

  8. Magela tem todas as condições de fazer um bom governo. Experiência, bom trânsito com outros partidos políticos…

  9. O companheiro Magela está perfeitamente preparado para assumir o governo do DF, já exerceu os mandatos de Deputado Distrital, Deputado Federal e, nas eleições de 2002 para Governador não tenho dúvidas que foi roubado.
    O companheiro Magela lutador ferrenho para eliminar o déficit no sistema habitacional, visando, principalmente, os mais pobres, tem, também, projetos que visam uma melhor educação, melhor segurança e melhor saúde.
    Hoje a saúde do Distrito Federal em meio a tamanha corrupção, está na UTI e tem que ser socorrida o mais rápido possível, na área do transporte vai deixar de encher os bolsos dos empresários com repasses milionários e vai dar melhores condições aos sofridos usuários.
    Lula Presidente!
    Magela Governador!

  10. Seletíssimo senhor Magela
    Aminha opiniao é Lula presidente o senhor Magela governador Df
    O povo estao nas redes socias confiante
    Que osenhor serar um presidente de boa conduta
    Como Deputado osenhir mostrou eainda mostra a sua capacidadee pode sim ser o nosso govecernador eu axistir tidas as perguntas que foram feitas
    Senhor Magela respondeu na hora
    Significa que tem toda capacidade de trabalharpelo o povo Brasileiro nao vai nós decepciona boas propostas trabalho prestadonao é outro eGeraldo Magela

  11. Tem meu voto com certeza, ótimo parlamentar com mandatos de distrital e federação, também foi um excelente secretário, experiência de sobra, para nos ajudar no que mais o DF precisa, saúde, educação e segurança…

  12. Entendo que governos anteriores trouxeram perdas de toda sorte ao DF, os trabalhadores sempre deixados para depois, priorizando os interesses de alguns. Magela é que tem bagagem e competência para trazer tudo aos trilhos novamente. Não podemos perder essa oportunidade, LulaXMagela para voltarmos a sorrir.

  13. Magela candidato ao GDF é oportunidade ímpar da demonstração de força partidária do PT local e nacional. Magela governador será a reconstrução do Distrito Federal. Experiência, capacidade administrativa e política, ser humano sensível às necessidades do povo e capaz de conversar com partidos, parlamentares e governo federal na busca das soluçoes para o nosso DF!

  14. Geraldo Magela já demonstrou sua capacidade e compromisso com o povo do Distrito Federal, em todos os cargos que ocupou.
    Político experiente, altamente capacitado, excelente gestor.
    Tem meu voto e meu apoio para governador do DF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui