Presidente do MDB diz que não fará nenhuma federação em 2022

Baleia Rossi destacou que ainda segue conversando com os partidos do centro democrático

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi anunciou que o partido não irá fazer nenhuma federação nas eleições de 2022. A decisão foi comunicada ao dirigentes estaduais e municipais, mas não tira de questão a conversa com as siglas de centro.

Segundo a sua publicação feita no Twitter, Baleia afirma que continua em conversa com Luciano Bivar (União Brasil) e Bruno Araújo (PSDB), no entanto, descartou a possibilidade de federação.

“Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022. Contudo, manteremos as conversas com os partidos do centro democrático para a construção de uma candidatura única à Presidência da República”, falou na rede social.

Federações

Com a extinção das coligações nas candidaturas proporcionais (deputado federal, estadual e vereador), o TSE segue a legislação eleitoral e  apoia a união dos partidos e com a diferença que essa aliança siga durante os quatro anos de mandato, diferente da outra opção que permitia até o fim das eleições.

A federação de partidos vale para duas candidaturas, tanto para majoritárias como para as proporcionais. No entanto, os partidos terão direito de escolher apenas uma sigla, levando em consideração a de maior afinidade para permanecer em formação durante os quatro anos de mandato político.

Graziella Almeida, Mídia Max

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui